• Ramo da Terra

Tratamento de sementes: garantia de segurança para as plantas

O tratamento de sementes surge como uma tecnologia para agregar na proteção e produção das espécies utilizadas em sistemas integrados, garantindo, desta forma, uma maior eficiência no campo das sementes utilizadas e proporcionando uma melhor uniformidade durante as operações. Mas você sabe o que é uma semente de qualidade e como o tratamento de sementes pode melhorar as características desejáveis para você, agricultor?


A qualidade da semente engloba alguns atributos com importância equivalente: físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários. Em conjunto, esses atributos fazem com que sementes de qualidade apresentem alto poder germinativo associado ao alto vigor. O principal objetivo do tratamento da semente é protegê-la contra patógenos do solo – fungos, principalmente – durante o período entre a semeadura e a germinação da semente, e também têm como propósito descontaminar a semente de organismos patogênicos.

O tratamento da semente é um trabalho preventivo, que consiste na aplicação de defensivos químicos (fungicidas, inseticidas e herbicidas) além de micronutrientes, polímeros, pigmentos, dentre outros e por último, o inoculante. A maioria das culturas agronômicas de grande importância como arroz, soja, milho e feijão, são propagadas por sementes. Portanto, o uso de sementes de qualidade é essencial para o sucesso da agricultura. Logo, o tratamento destas é uma prática que visa à qualidade sanitária da semente, mas que também potencializa a genética da semente, contribuindo para o sucesso do plantio.


Atualmente, são possíveis duas formas de se fazer o tratamento, o primeiro é o Tratamento Convencional (On Farm), que é geralmente é feito na própria fazenda, logo antes da semeadura, realizado em tambores, betoneiras ou utilizando máquinas específicas para o tratamento de sementes. Já o Tratamento Industrial de Sementes (TIS) é a escolha mais prática, uma vez que as sementes são compradas já prontas para a semeadura. O TIS faz parte das etapas do beneficiamento das sementes em diversas empresas, e é um processo que consiste em aplicações automatizadas por meio de equipamentos de alta tecnologia, normalmente realizado nas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS).


A EMBRAPA estima que cerca de 40% das sementes de soja no Brasil são tratadas neste sistema. E independentemente, se feito on farm ou industrialmente, os benefícios do tratamento de sementes serão vistos do plantio à colheita, dentre eles: o estabelecimento da população de plantas por controlar patógenos e pragas importantes transmitidos pelas sementes; estabelecimento do estande desejável da lavoura; proteção do potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar; influência positiva na fisiologia da planta (melhor enraizamento, germinação mais uniforme e maior resistência a nematoides).


As sementes mais tratadas no Brasil são as de milho e de soja, que dominam o mercado nacional com montante superior a 80%. Estima-se que mais de 95% das sementes destas culturas sejam protegidas no Brasil, via TIF ou TOF, em percentuais quase iguais. Não vale a pena economizar no tratamento da semente, assim como não vale a pena economizar na qualidade da semente. A tendência indica que futuramente todos os produtores optarão pelo uso de sementes tratadas, dado seu baixo custo e grandes benefícios econômicos.


Fonte: Associação Brasileira de Semente de Soja – ABRASS, 2020.


Fonte: SILOMAX, 2020.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (17) 99771-6702 (Gabriela)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


AGROPÓS. Tratamento de Sementes: o que é e por que fazer? Disponível em: https://agropos.com.br/tratamento-de-sementes/. Acesso em: 17 mar. 2021.


CANAL RURAL. Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento de sementes. Disponível em: https://blogs.canalrural.com.br/embrapasoja/2019/09/10/tratamento-de-sementes/. Acesso em: 16 mar. 2021.


EMBRAPA. Patologia e tratamento de sementes: noções gerais. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPSO-2009- 09/26692/1/documento264.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.


GRUPO CULTIVAR. Importância do tratamento de sementes de soja. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/importancia-do-tratamento-de-sementes-de-soja. Acesso em: 17 mar. 2021.


SYNGENTA GLOBAL. Tratamento de sementes. Disponível em: https://www.syngenta.com.br/tratamento-de-sementes. Acesso em: 16 mar. 2021.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.