Tecnologia na irrigação: automatização de pivôs agrícolas.

Steve Jobs disse uma vez que a tecnologia move o mundo. No Brasil, essa afirmação está se demonstrando cada vez mais real. E no campo a tecnologia vem tendo mais notoriedade e crescendo gradualmente por estarem sendo desenvolvidos novos tipos de pivôs, com uma automação onde se aumenta a produtividade e economia na irrigação. Os sistemas de irrigação são importantes pois são fontes fornecedoras de água e energia elétrica, que por sua vez vieram com a intenção de viabilizar meios mais viáveis de se lidar com a falta de recursos hídricos disponíveis. O pivô central é um sistema de irrigação no qual uma linha lateral suspensa por torres de sustentação dotadas de rodas e motores gira em torno de um ponto central, que é chamado de pivô, logo, a medida que ele se desloca essa linha lateral vai aspergindo a água sobre a cultura.


Dito isso, um dos motivos para a inovação tecnológica de produtos no campo que prometem oferecer melhora no dia a dia dos gestores nas lavouras, como também o controle e o aumento da produtividade em campo é uma parceria entre as empresas WebRota de tecnologia que é a responsável pela criação do sistema/software de automação dos processos e controle dos pivôs de irrigação agrícola, e a Grider que é encarregada de levar o software aos plantios, já que é especialista em hardware e fazer toda a instalação, configuração e comunicação dos equipamentos com os sistemas embarcados. Logo, em suma, o produto une software e hardware de automatização de todo o processo de irrigação do pivô com acionamento remoto dos equipamentos usados no campo, reduzindo custos de mão de obra, evitando deslocamentos desnecessários, e outros benefícios.


Segundo Mauro Alexandre, Diretor de TI, da WebRota, "O grupo WR compreende-se nas empresas WebRota como fábrica de software, TI e especialista em desenvolvimento de sistemas. A Grider vem com a expertise no desenvolvimento de projetos customizados em automação e instalação de equipamentos e hardwares. Com isso desenvolvemos em conjunto uma solução que tem tido grande aderência no mercado agrícola na gestão, segurança e controle dos pivôs de irrigação. Estamos muito entusiasmados com os resultados obtidos.” Tal sistema integrado de máquinas e inteligência artificial propõe que o profissional do campo consiga ter à disposição e executar a gestão do sistema de irrigação a distância, tendo uma série de benefícios, como: acionamento remoto, visualização dos indicadores irrigados, rastreamento da área irrigada, acompanhamento on-line, acompanhamento de status, sistema de segurança contra furto com alarme e acionamento em tempo real, controle de manutenções preventivas e corretivas, gestão de horas que a máquina esteve trabalhando, status ligado e desligado, km percorrido e o controle de percentímetro, tudo isso com apenas alguns toques na tela de um celular, tablet ou computador com total mobilidade dos indicadores extraídos.


Portanto, conclui-se que a tecnologia realmente move o mundo e veio para trazer benefícios nas áreas que é bem trabalhada e desenvolvida. Sua participação no campo, na automatização de pivôs agrícolas, se demonstra muito eficiente para o profissional e para o produtor, uma vez que permite a melhora no dia a dia dos gestores nas lavouras, como também um controle bem específico e certeiro de informações devido a coleta e transmissão de dados a distância, juntamente com o aumento da produtividade em campo e economia na irrigação, permitindo também que ela seja mais fácil.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


Conheça tudo sobre a Irrigação por Pivô Central! | AgroPós. AgroPós. Disponível em: <https://agropos.com.br/irrigacao-por-pivo central/#:~:text=O%20piv%C3%B4%20central%20%C3%A9%20um,%C3%A1gua%20e%20de%20energia%20el%C3%A9trica.>. Acesso em: 27 Jan. 2022.


NA. Automatização de pivôs agrícolas aumenta a produtividade e economia na irrigação. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/web-rota/tecnologia-em-gestao-de-frota/noticia/2022/01/25/automatizacao-de-pivos-agricolas-aumenta-a-produtividade-e-economia-na-irrigacao.ghtml>. Acesso em: 27 Jan. 2022.















0 comentário

Posts recentes

Ver tudo