Atualizado: 11 de mai. de 2021
Atualmente vivemos em um período em que a utilização de tecnologia no campo vem crescendo cada vez mais. Novos produtos, ferramentas, equipamentos, maquinários e inclusive sistemas de irrigação vêm sendo utilizados cada vez mais pelos produtores rurais.
Há vários questionamentos sobre a real utilização da agricultura irrigada no campo, principalmente devido aos altos custos de implantação, mas afinal, de acordo com o cenário agrícola atual, a utilização de sistemas de irrigação é apenas um luxo no campo ou se tornou uma necessidade?
As mudanças climáticas estão cada vez mais constantes, e isso afeta diretamente nos períodos de chuvas que vão acontecer durante o período agrícola. Como sabemos, a água é essencial para o desenvolvimento das principais culturas produzidas no Brasil. Na região Noroeste Paulista por exemplo, já foi estudado e concluído que passamos por 8 meses de déficit hídrico, ou seja, 8 meses em que a quantidade de água no solo pode não ser suficiente para o desenvolvimento das culturas que estão no campo.
Deste modo, como passamos mais de 50% do ano com déficit hídrico, a falta de chuva e de água pode prejudicar o desenvolvimento de fases fenológicas cruciais para determinação de uma alta produtividade.

Além disso o irrigante tem a vantagem de estar produzindo durante todo o ano; Em períodos de chuvas irrigando menos ou quase nada, e em períodos de seca irrigando mais, garantindo que a cultura consiga se desenvolver sem depender da água da chuva, apenas através da irrigação, proporcionando uma segurança na rentabilidade do produtor.
E não é só na agricultura que ocorre esse impacto. No ano de 2019 e 2018 a seca prolongada também afetou na pecuária, levando a seca das pastagens, consequentemente gerando queimadas mais intensas, e a morte de bovinos por fome e/ou sede. Com esse panorama percebemos que a irrigação, além de proporcionar constância hídrica para as culturas, proporciona um conforto térmico ao animal que irá favorecer na sua alimentação e consequentemente na produção e qualidade do produto final, afetando diretamente o seu valor de mercado.

Portanto a irrigação não é um luxo, é realmente uma necessidade que o campo exige para que os produtores rurais estejam preparados para todas as adversidades climáticas que poderá vir a ocorrer durante o ano agrícola, que atrelados a um bom manejo aplicando-se a quantidade de água ideal para cada cultura (evitando assim o desperdício), irá proporcionar a garantia de produtividade durante todo o ano.
Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Orçamentos:
Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)
Email: mkt.ramodaterra@gmail.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências:
Laboratório de Hidráulica e Irrigação - Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira -SP.