Sistema de plantio direto e a relação C/N


Pode-se entender que o Sistema Plantio Direto (SPD) é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para fins agropecuários, ou seja, é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas recomendadas para aumentar a produtividade (renda agropecuária), conservando ou melhorando continuamente o ambiente de cultivo, como a qualidade do solo, água e ar, suas principais técnicas são: ausência ou mínimo revolvimento do solo, cobertura do solo com palhada e rotação de culturas. Tal sistema traz diversos benefícios para o solo, entre eles, a redução da erosão, controle de plantas daninhas, estabilização da temperatura e aumento da matéria orgânica e da fertilidade.


A palhada é a matéria orgânica formada pelos restos da planta colhida, onde o maquinário retira a planta da terra e separa os grãos. Os galhos, folhas e raízes são triturados e pulverizados de volta ao solo. O processo todo ocorre simultaneamente. A palhada está diretamente ligada com a relação carbono/nitrogênio (C/N). Onde ela é responsável pela ciclagem e mineralização de nutrientes de uma certa cultura, e a relação C/N está diretamente relacionada com a decomposição e mineralização de tal cultura. Segundo OLIVEIRA et. al (2019) tal relação nada mais é do que a razão entre a quantidade de carbono (C) e nitrogênio (N) presente na biomassa da cultura escolhida na rotação, onde o carbono atua como gerador de energia, e o nitrogênio é fundamental para as atividades de crescimento das plantas.


Como dito anteriormente, a relação C/N de uma cultura está diretamente relacionado com a sua decomposição e mineralização, logo, culturas com alta relação C/N, como as gramíneas têm menores índices de decomposição, com isso, o N é imobilizado pelos microrganismos e a palhada permanece por mais tempo no solo. Por outro lado, em culturas com baixa relação C/N, como é o caso das leguminosas, ocorre decomposição e mineralização aceleradas, o que reduz o período da palhada sobre a superfície do solo, pois elas se tornam fonte de nutrientes para o solo, em especial o chamado nitrogênio orgânico.


Portanto, para o sucesso do Sistema Plantio Direto (SPD), e os benefícios trazidos pela cobertura do solo tais como a diminuição das erosões superficiais, controle de plantas daninhas e incremento na fertilidade do solo (aumento da matéria orgânica), passem a se tornar parte do sistema produtivo, é necessário que a escolha das plantas utilizadas na rotação de culturas seja estratégica, visando o maior tempo de cobertura do solo e a ciclagem de nutrientes, e isso se dá por meio do conhecimento da relação C/N de cada material e o manejo correto dos cultivos agrícolas.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


AGROLINK. Sistema de plantio direto e a relação C/N. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/sistema-de-plantio-direto-e-a-relacao-c-n_469603.html. Acesso em: 01 set. 2022.


AGRONÔMICAS, Boas Práticas. Plantio Direto: prática revolucionária da agricultura brasileira. 2022. Disponível em: https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/plantio-direto/. Acesso em: 01 set. 2022.


EMBRAPA. Sistema Plantio Direto. 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/sistema-plantio-direto#:~:text=O%20Sistema%20Plantio%20Direto%20. Acesso em: 01 set. 2022.


SOJA, Equipe Mais. Relação C/N, entenda o que é, e como pode influenciar no sistema plantio direto. 2022. Disponível em: https://maissoja.com.br/relacao-c-n-entenda-o-que-e-e-como-pode-influenciar-no-sistema-plantio-direto/. Acesso em: 01 set. 2022.

0 comentário