• Ramo da Terra

Silagem: Métodos e opções

Atualizado: Mai 11

A silagem é uma prática que consiste em armazenar a forragem, os métodos de silagem têm por objetivo, a conservação de nutrientes, essa amenização na perca de nutrientes ocorre devido a fermentação anaeróbica desenvolvida durante o período de silagem, pode ser utilizada em época de seca, pois pode substituir o pasto, sendo um alimento com grande massa, é usado principalmente para bovinos, quando ocorre na engorda e confinamento, a silagem é utilizada com os grãos e farelos. Já a ensilagem é o processo de cortar a forragem, aloca-la no silo, compactar e protegê-la com a vedação do silo. As três principais práticas de silagem são:


1- A silagem de superfície, na silagem de superfície a forragem é acumulada e compactada sobre o terreno e como vantagens, possui mais opções de local para a ensilagem, necessidade de máquinas ensiladeiras mais simples e caso haja a necessidade de mudança do local não ocorrerá grandes perdas, porém possui como desvantagens, maiores perdas de qualidade e possui uma compactação mais difícil.


2- A silagem em trincheiras é feita em uma concavidade no solo, que pode ser escavada mecanicamente ou manualmente e como vantagens, possui uma construção simples e barata e máquinas de ensilar mais simples, porém como desvantagens, superfície exposta isso é sujeito a possibilidade de maiores perdas, compactação mais trabalhosa, necessidade de proteção ao redor para evitar animais


3- A silagem em sacos ou silagem ensacada é feito o armazenamento em sacos de 30 a 50 Kg, o interessante dessa prática é a comercialização dos pequenos volumes e como vantagens, a possibilidade de transporte e maior quantidade de silagem armazenada por m3 e como desvantagens, um custo elevado da máquina (máquina compactadora e ensacadora) e a não reutilização do plástico.


Tendo em vista algumas práticas e conceitos de silagem, o produtor possui algumas opções de lavoura para serem utilizados no silo, as três principais são:


1- Silagem de milho, é a silagem mais utilizada no brasil essa silagem oferece uma forragem com um grande fornecimento de energia e proteína, porém há algumas características para implantar a cultura, a terra deve ser fértil e com proximidade do silo.


2- Silagem em capim, os principais utilizados são: Brachiara, Cynodon, Panicum, Pennisetum, a silagem em capim contribui para o manejo de pastagens, suplementação volumosa, armazenamento em espaço pequeno, porém possui desvantagens como, baixo teor de carboidratos solúveis e baixo teor de matéria seca, dificultando na fermentação.


3- Silagem de sorgo, o sorgo é mais tolerante ao estresse hídrico do que a cultura do milho e possui uma boa produção.


Essas práticas e opções que o produtor pode usar, tem que incialmente ser levado em consideração os recursos e disponibilidade do produtor para as devidas aplicações.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


CARDOSO, Esther Guimarães; DA SILVA, J. M. Silos, silagem e ensilagem. Embrapa Gado de Corte-Séries anteriores (INFOTECA-E), 1995.


CARVALHO, LOD de M.; LOURENÇO JUNIOR, J. de B.; ALVES, O. dos S. Instalações zootécnicas visando a produção de silagem. In: Embrapa Amazônia Oriental-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: WORKSHOP SOBRE PRODUÇÃO DE SILAGEM NA AMAZÔNIA, 1., 2004, Belém, PA. Anais do... Belém, PA: UFRA, 2004., 2004.


0 comentário