SILAGEM DE TRIGO COMO UMA ALTERNATIVA PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS

A utilização do trigo para a produção de silagem tornou-se uma alternativa complementar ao uso de milho e sorgo, que são habitualmente utilizados na alimentação de ruminantes. O uso desse cereal de inverno para a alimentação de bovinos de corte e leite através da produção de silagem vem crescendo cada vez mais em várias regiões do Brasil, especialmente na região sul do país que apresenta condições edafoclimáticas compatíveis ao desenvolvimento da cultura. Esse crescimento de produção está diretamente ligado ao desenvolvimento de novas cultivares de trigo que são favoráveis à alimentação animal e também são adaptáveis a diferentes condições climáticas, possibilitando o cultivo do trigo em diferentes regiões.


O desenvolvimento de novos cultivares foi essencial para esse crescimento de produção de silagem de trigo, pois no passado este tipo de silagem já foi utilizada, porém devido ao fato de ser produzida com variedades antigas de trigo que não eram tão adequadas a alimentação animal houve uma queda na sua produção, e agora com novas cultivares a mesma vem crescendo a cada dia.


É importante frisar que nem todas as cultivares de trigo são indicadas para a produção de silagem, em razão disso na hora de escolher a cultivar que será utilizada para a produção da sua silagem deve-se optar por aquelas que não possuam aristas, que são aqueles “fiapos” que saem da ponta das sementes de trigo, pois estes dificultam o consumo da silagem pelo animal e podem ocasionar problemas e lesões no trato digestivo dos mesmos.


Mas a pergunta é, quais são as vantagens de se produzir silagem de trigo? Eu te respondo, as principais vantagens de se utilizar esse tipo de silagem são:

- Como o trigo é uma cultura de inverno, ela não compete com o cultivo de milho, soja e feijão. Podendo ser cultivada no período de entressafra dessas culturas.

- É uma planta mais rustica se comparada com outras culturas coma a cevada, suportando melhor os períodos de estiagem.

- Pode ser um substituto do milho safrinha em regiões que não permitem o cultivo do mesmo.

- Reduz o risco de haver um defit de alimento para os animais, pois pode ser produzido e conservado em períodos de menor oferta e qualidade de forragens.


E vale ressaltar que a produção de trigo se comparada com a produção de milho safrinha é menos exigente e mais resistente a mudanças climáticas, além de gerar um produto de alta qualidade nutricional.


Caso tenha se interessado pelo assunto e deseja começar a produzir a silagem de trigo em sua propriedade, é recomendado que procure por profissionais capacitados que lhe auxiliarão a tomar as melhores decisões.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


NOTICÍCIAS AGRICOLAS. EPAMIG desenvolve cultivar de trigo mais adequada para silagem. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/trigo/291900-epamig-desenvolve-cultivar-de-trigo-mais-adequada-para-silagem.html#.YY2jyWDMLIU. Acesso em: 11 de novembro de 2021.


FARIA, M. R. Desempenho de bovinos de corte confinados com diferentes níveis de inclusão de silagem de trigo em substituição a silagem de milho na dieta. RS - Capão do Leão, 2020.


OSWALDT, L. R. et al. Efeitos da utilização de silagem de trigo na dieta de bovinos confinados. XXIX Congresso de iniciação científica. Universidade Federal de Pelotas, 2020.


MILKPOINT. Quais as vantagens de se utilizar silagem de trigo. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/colunas/educapoint/quais-as-vantagens-de-se-utilizar-silagem-de-trigo-211822/. Acesso em: 11 de novembro de 2021.


MENEGON, G. Silagem de trigo, uma nova alternativa para silagem de inverno. COAGRIL. Disponível em: http://www.coagril-rs.com.br/informativos/ver/160/silagem-de-trigo-uma-nova-. Acesso em: 11 de novembro de 2021.









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo