Seca: Obstáculos, Percalços X Avanços, Esperança

A pior seca em 91 anos reduziu a níveis críticos os reservatórios das hidrelétricas do Centro-Oeste e do Sul, fontes de 70% da energia hidráulica do país.


EFEITOS

A seca é um dos principais fatores que prejudicam e atrapalham a produtividade e desempenho agrícola. Sem mencionar a drástica interferência na vida do brasileiro residente em grandes centros urbanos: racionamento e até cortes de água, aumento na conta de energia elétrica, aumento dos preços dos alimentos, aumento de doenças respiratórias etc. Além de todos os sintomas citados, a seca ainda contribui para o surgimento de focos de incêndio e seu alastramento, o que prejudica ainda mais o meio ambiente com a liberação de diversos gases que contribuem para o efeito estufa.


Diversos incêndios foram registrados como na região de Mamborê no interior do Paraná que consumiu mais de 36 alqueires, entre trigo, palhada de milho e vegetação nativa.


Outro problema enfrentado por agricultores devido à estiagem severa é a redução de horas permitidas para uso da água dos rios para irrigação. Em meio ao rodízio de água em Franca (SP), rígido por conta da falta de chuvas, a produtora rural Renata Takaoka tenta manter o cafezal dela vivo mesmo sem o recurso natural. Para isso, começou a usar um creme que funciona como protetor solar e ajuda a hidratar as folhas, evitando a perca de água e garantindo que a produção siga como planejado.


A seca atrapalha também processos anteriores ao plantio como a coleta do solo para análises físico-químicas. Com a falta de chuva em alguns locais, a coleta fica impossibilitada e quando ela acontece pode interferir nos resultados da análise.


SEM CHUVAS, SEM CAFÉ

Na 3ª edição do Fórum Café e Clima da Cooxupé, um evento online que ocorreu no dia 21 de setembro, temas centrais como: As condições climáticas e os impactos para a safa de café em 2022 foram discutidos e debatidos. Segundo o professor José Donizeti Alves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a seca provocará mais perdas no café que as geadas em 2022. Isso porque as previsões de chuva para o período de safra do café não são muito animadoras, “No trimestre de janeiro a março, teremos chuvas abaixo da média. Principalmente em fevereiro e março, haverá redução de 40% a 60% da média de chuvas”, diz o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFA) Luiz Carlos Baldicero Molion.


PONTOS POSITIVOS

Analisando por uma ótica diferente, a seca vem trazendo avanços tecnológicos que mesmo com uma estiagem agressiva vão permitir uma agricultura saudável e de ótimo desempenho. É o que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sobre uma nova cultivar de trigo que bateu recorde mundial de produtividade no cerrado.


As altas produtividades de trigo no Cerrado podem levar o Brasil nos próximos anos a ser autossuficiente na produção do grão. E isso se deve, em grande parte, ao cultivo em dois sistemas de produção: trigo irrigado e trigo de safrinha na região. A cultivar BRS 264, desenvolvida pela Embrapa e que ocupa 70% da área cultivada com trigo na região, bateu novamente o recorde mundial de produtividade diária: 9.630 kg/ha, isto é 80,9 kg/ha/dia, ou 160,5 sc/ha, colhidos pelo produtor Paulo Bonato, de Cristalina (GO).


O produtor já era o recordista mundial de produção de trigo por hectare/dia. Em setembro de 2020, ele colheu 8.544 kg/ha, isto é 74,9 kg/ha/dia, ou 142,4 sc/ha de grãos da cultivar BRS 264 em uma área de 50,8 hectares sob pivô central de irrigação. “Acreditávamos mesmo que ele poderia aumentar essa produtividade. Para isso, foram feitos ajustes no manejo durante o ciclo da cultura. O potencial dessa cultivar é impressionante em termos de produtividade e precocidade “, comemorou o pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio Albrecht.


Outro ponto de melhoria na agricultura diz respeito ao novo modo de cultivo da cana-de-açúcar. Antigamente, produtores dependiam exclusivamente de períodos de chuva para obterem uma boa produção. Agora, adotando o sistema de irrigação por gotejamento, produtores estão alcançando uma produtividade maior que em sistema de sequeiro mesmo após várias rebrotas.


A tecnologia vem avançando em pontos estratégicos que antes eram considerados uma pedra no sapado do produtor rural. Mas não é por isso que se deve deixar de lado a consciência ambiental, evitar incêndios, consumo de água excessivo faz parte da missão de todos. Só assim conciliaremos uma agricultura de alto desempenho e uma qualidade de vida agradável.


 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


Pior seca em quase um século aprofunda crise energética no Brasil. UOL, ECONOMIA, 01 de set. 2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2021/09/01/pior-seca-em-quase-um-seculo-aprofunda-crise-energetica-no-brasil.htm Acesso em: 23 set. 2021.


PEREIRA, Walter. Incêndios de grandes proporções consomem lavouras de trigo e mata nativa da região. TRIBUNA DO INTERIOR, 21 de set. 2021. Disponível em: https://www.tribunadointerior.com.br/regiao/incendios-de-grandes-proporcoes-consomem-lavouras-de-trigo-e-mata-nativa-na-regiao/ Acesso em: 23 set. 2021.


Produtora rural passa ‘protetor solar’ para manter cafezal durante rodízio de água em Franca, SP. CCCMG, 20 de set. 2021, Franca. Disponível em: http://cccmg.com.br/produtora-rural-passa-protetor-solar-para-manter-cafezal-durante-rodizio-de-agua-em-franca-sp/ Acesso em: 23 set. 2021.


Escassez hídrica afeta estudo sobre solos no Norte do Paraná. AGRONEWS, 21 de set. 2021. Disponível em: https://agronews.tv.br/escassez-hidrica-afeta-estudo-sobre-solos-no-norte-do-parana/ Acesso em: 23 set. 2021.


Café: seca provocará mais perdas que as geadas em 2022. CANAL RURAL, 22 de set. 2021. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/cafe-seca-provocara-mais-perdas-que-as-geadas-em-2022/ Acesso em: 23 set. 2021.


Cultivar de trigo da Embrapa bate recorde mundial de produtividade no Cerrado. CANAL RURAL, 17 de set. 2021. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/cultivar-de-trigo-da-embrapa-bate-recorde-mundial-de-produtividade-no-cerrado/ Acesso em: 23 set. 2021.


SANTOS, Ray. Irrigação por gotejamento já é uma necessidade para garantir longevidade dos canaviais e mitigar problemas de estiagem. JORNAL DIA A DIA, 22 de set. 2021. Disponível em: https://jornaldiadia.com.br/irrigacao-por-gotejamento-ja-e-uma-necessidade-para-garantir-longevidade-dos-canaviais-e-mitigar-problemas-de-estiagem/ Acesso em: 23 set. 21.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo