top of page

Resistência a pragas na cultura do café ocorre devido a associação com fungos

Os fungos do gênero Metarhizium mostram-se como agentes no controle de artrópodes como cigarrinhas, coleópteros, lagartas e ácaros que são economicamente prejudiciais à agricultura. Algumas espécies de Metarhizium são capazes de produzir estruturas de resistência denominadas microescleródios. Essas estruturas oferecem vantagens para o controle de pragas devido à formação maciça de conídios in situ e sua persistência no ambiente sob condições desfavoráveis ​​de temperatura e radiação solar. Além disso, a produção in vitro de microesclerótias, do gênero Metarhizium, em fermentação líquida foi mais rápida e melhor controlada em condições de cultivo em comparação com a produção de conídios aéreos(LIRA, 2019).


O café é uma grande importante fonte de renda e empregos no país, tanto na agricultura, como na indústria e no comércio. A cafeicultura é uma atividade de grande importância no cenário do agronegócio nacional. No Brasil, existem mais de 300.000 cafeicultores, e a comercialização também movimenta uma quantidade considerável de pessoas, além do setor produtivo. Do ponto de vista comercial, as duas variedades de café mais importantes são o Coffea arabica L. ou café arábica e o Coffea canephora P. ou conilon(EMBRAPA).


Pesquisas que são realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) tem como objetivo entender como a ligação endógena entre fungos benéficos e cafeeiros poderia não só ajudar no combate a certas pragas e doenças, mas também auxiliar no desenvolvimento e crescimento das plantas.


Quem está à frente da pesquisa é Jéssica Martins, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de ser integrante do grupo de pesquisa coordenado pela professora e pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon. Basicamente Jéssica deu sequência à tese defendida que foi defendida 2021 por Mayara Franzin, que também faz parte da equipe, Jéssica estuda especificamente fungos que estão presentes em sistemas de cultivo que são diversificados na cultura do café (ou seja, sistemas que também há presença de plantas multifuncionais, diferentes das plantas de interesse comercial que estejam sendo cultivadas).


Jessica detalha que está envolvida com pesquisas que estão relacionadas com a parte microbiológica desses sistemas diversificados e que foi observado que alguns fungos entomopatogênicos do gênero Metarhizium, quando estão associados a plantas de café, fazem com que as plantas cresçam e se desenvolvam melhor, além de fornecem uma proteção natural contra uma das principais pragas da cultura, o bicho-mineiro. “Atualmente, procuro entender até que ponto esses fungos podem beneficiar a planta e o sistema da cafeicultura como um todo”.


Dentro do gênero Metarhizium, que é composto por centenas de espécies, foram utilizados os Metarhizium brunneum e a Metarhizium robertsii, tais são as espécies que mais vem sendo trabalhadas pelo grupo de pesquisadoras da Epamig. As duas espécies, prospectadas do solo de sistemas diversificados do Campo Experimental de Patrocínio, já estão registradas para o controle de pragas. Em alguns resultados preliminares que foram obtidos até o momento, foi verificado pela equipe que a inoculação de plantas de café com esses fungos mostrou-se uma grande redução na herbivoria provocada pelo bicho-mineiro.


 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


LIRA, Aline Cesar de. Produção de microescleródios de Metarhizium spp. para inoculação de sementes de milho visando o controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.


Associação entre fungos e café propicia plantas mais resistentes a pragas.

Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/noticias/associacao-entre-fungos-e-cafe-propicia-plantas-mais-resistentes-a-pragas_477755.html>. Acesso em: 31 mar. 2023.


Café - Portal Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/tecnologia-de-alimentos/processos/grupos-de-alimentos/cafe#:~:text=O%20caf%C3%A9%20%C3%A9%20importante%20fonte%20geradora%20de%20renda>. Acesso em: 31 mar. 2023.


0 comentário
bottom of page