Reaproveitamento de água doméstica para produção de alimentos e forragem através de biofiltro.


Os impactos da seca e da grande incerteza de chuvas é um dos maiores problemas para a agricultura brasileira, principalmente para os produtores que vivem em regiões onde a pluviosidade é baixa, como no semiárido brasileiro, o Nordeste. Alternativas para amenizar tais impactos vem sendo criadas constantemente, como a utilização de um sistema chamado Bioágua Familiar integrado, que reaproveita a água doméstica geradas nas casas, também chamada de “águas cinzas”, para produzir forragens para os animais e alimentos.


Em plantio de palma forrageira irrigada com água de reuso demonstrou que as plantas alcançaram quase o dobro de produção em comparação ao uso de água de abastecimento local, isso se dá por conta de ser mais uma fonte hídrica e também por conter maior concentração de nutrientes dissolvidos, como nitrogênio, fósforo e potássio, essenciais para o pleno crescimento das plantas.


O sistema Bioágua Familiar constitui-se de uma unidade de tratamento de água residuária doméstica, onde toda a água antes de ser utilizada na lavoura passa por um processo de tratamento, primeiro uma caixa de gordura, depois o filtro e por último o tanque de reuso, que armazena a água utilizada no sistema de irrigação.


O sistema funciona como uma complementação hídrica, pois não é constante e outras águas provindas de fora do sistema também podem ser utilizadas. O reuso de águas cinzas é uma oportunidade sustentável para pequenos produtores, já que engloba o saneamento básico do local juntamente a disponibilidade de água para as plantas.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


Biofiltro reaproveita água doméstica para produção de alimentos e forragem. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Recursos naturais - Manejo de Recursos Hídricos. Embrapa, 09/08/22. Acesso em 18/08/2022.


SOUSA, J.T.; VAN HAANDEL, A.C.;CAVALCANTI,P.F.F.; FIGUEIREDO,A.M.F.. Tratamento de esgoto para uso na agricultura do semiárido nordestino. Engenharia Sanitária e Ambiental, v.10, n. 2, 2005.

0 comentário