Qualidade do solo: Indicadores e importância

O solo é oriundo da intensa ação da natureza, sendo resultado da alteração e da organização do material original mediante atuação do tempo, da atmosfera e das trocas de energia presentes. O mesmo é de suma importância para a manutenção vida, possuindo várias funções; dentre elas, podem-se destacar a base para a instalação e o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, por ser uma peça chave no setor agrícola, se faz necessário uma atenção especial para os indicadores de sua qualidade, visto que a mesma poderá influenciar diretamente na produtividade esperada.


Assim sendo, usualmente pode-se dizer que os atributos que indicam a qualidade dos solos estão ligados a quatro aspectos: visuais, químicos, físicos e biológicos; onde a busca pela melhoria de cada um destes promoverá de certa forma um equilíbrio capaz de fornecer condições para que a cultura possa expressar seu maior potencial.


Deste modo, os indicadores visuais comumente são obtidos através de fotografias ou observações diretas, onde é possível notar diferenças e mudanças no padrão do solo; como escorrimentos superficiais, exposição do subsolo, presença de certas plantas daninhas, alteração da cor do solo, e, principalmente a resposta que as plantas ali cultivadas estão apresentando. Através desses indícios pode-se ter uma certa noção se o solo está sendo alterado e até mesmo sendo ameaçado por algum(s) fator(es), servindo então de base para avaliações e possíveis correções.


Somando a isso, outros essenciais indicadores de qualidade do solo são os atributos químicos, em que destacam-se o pH, a capacidade de troca catiônica, a salinidade e a concentração daqueles elementos que podem prejudicar ou favorecer o crescimento e desenvolvimento das plantas. Nesse aspecto, uma boa qualidade irá depender da finalidade para qual o solo se destina, visto que cada espécie apresenta suas peculiaridades e necessidades; porém, de maneira geral, a maioria das plantas demonstram uma certa suscetibilidade a impactos negativos causados pelos fatores químicos do solo, sendo então necessário estar atento à esses indicadores, visando fornecer condições adequadas para o cultivo da(s) espécie(s) de interesse.


Já os indicadores físicos estão atrelados ao arranjamento das partículas do solo e do espaço poroso do mesmo; onde podem ser analisados alguns atributos como a textura, densidade, compactação, estabilidade de agregados, capacidade de armazenamento de água, entre outros. Essas características são de fundamental importância na agricultura, em que novamente uma “boa qualidade” irá depender das necessidades da cultura ali instalada; entretanto, quando esses atributos não são manejados corretamente podem representar um impacto negativo desde a emergência da plântula até o desenvolvimento da cultura, podendo limitar o crescimento das raízes e até mesmo a infiltração e a disponibilidade de água às plantas.


Ademais, é necessário também se atentar aos indicadores biológicos, estes por sua vez estão totalmente interligados com os anteriores; podendo-se destacar a matéria orgânica, os microrganismos ali presentes e a diversidade de espécies. Esses indicadores comumente não recebem a importância que merecem, entretanto, é necessário estar atento aos mesmos, visto que sua presença poderá gerar uma grande melhoria nas condições físicas e químicas do solo, como o aumento na formação de agregados do solo e uma maior ciclagem de nutrientes; o que representa um estímulo para a ascensão das culturas.

Por fim, todas essas características são imprescindíveis para o desenvolvimento da agricultura, no qual se faz necessário o presente cuidado do produtor rural para promover condições que sejam capazes de induzir uma melhor produtividade das espécies cultivadas.

 

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


BRASIL. Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Secretaria do Estado de São Paulo (org.). Qualidade do solo: 2021 Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/solo/. Acesso em: 15 set. 2021.


GOMES, Algenor da Silva (comp.). Qualidade do solo: conceito, importância e indicadores da qualidade: Elaborado por Revista Cultivar. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/qualidade-do-solo-conceito-importancia-e-indicadores-da-qualidade. Acesso em: 15 set. 2021.


LEITE, Maria Beatriz Ayello (comp.). A Importância de Estudar o Solo: .. .. .. Compilado por Ambientebrasil. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/13_Wv4b03TxU4cwV1MM52mR mbbwV8BniucDnQpYmSDTI/edit. Acesso em: 15 set. 2021.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo