• Ramo da Terra

Produção de Citros: importância econômica e seu cultivo.

Importância econômica


Os citros, composto por um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins ou híbridos da família Rutaceae, representado, na maioria, por laranjas, tangerinas, limões, limas ácidas como o Tahiti e o Galego, e doces como a lima da Pérsia, pomelo, cidra, laranja azeda e toranjas.

https://blog.plantei.com.br/6-fatores-que-impedem-a-frutificacao-do-seu-citros/


O Brasil é o maior produtor de laranja doce do mundo, seguido dos Estados Unidos, China e Índia. O país detém 50% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo.


São Paulo se destaca, sendo o estado que mais produz citros no Brasil, cerca de 85% da produção brasileira de laranjas (14,8 milhões t; 700 mil ha); aproximadamente 1,5 milhão t de Tahiti e tangerinas, como a Ponkan e o tangor Murcott. Demais estados produtores são Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.


O fruto é consumido na forma “in natura”, porém, 50 a 55% é industrializado para a produção de suco. O caule das plantas pode ser utilizado na forma de lenha. Algumas espécies são utilizadas na produção de ácido cítrico e também na produção de matéria-prima para a indústria farmacêutica.


O cultivo


Os citros têm preferência por climas com temperatura entre 23 e 32 °C e umidade relativa do ar alta. São favoráveis solos profundos e permeáveis, com boa fertilidade, pH entre 5 e 6, permitindo maior desenvolvimento e maior produção de frutos. Constituem condições desfavoráveis às plantas, solos rasos, de textura muito argilosa que favorecem o encharcamento, ou compactação de camadas subsuperficiais, solos arenosos e pedregosos com baixa capacidade de retenção de água.

https://ruralpecuaria.com.br/agrovideo/cuidados-que-devem-ser-tomados-na-hora-do-plantio-de-citros.html

https://mapio.net/pic/p-4151926/


O plantio de pomares comerciais deve ser bem planejado, realizando a construção de terraços, plantio em nível, construção de canais de drenagem, plantio em camalhões, uso da irrigação, realizar o manejo da fertilidade do solo (calagem e adubação). Em pomares caseiros, o plantio é mais simples.


A muda cítrica é o insumo mais importante na implantação do pomar. Como ela é constituída de dois indivíduos, o porta-enxerto e a copa, os cuidados na sua formação devem ser dobrados, devendo ser produzidas com sementes (porta-enxerto) e borbulhas (copa) provenientes de matrizes comprovadamente sadias e produtivas, representativas das cultivares que se pretende utilizar.


O plantio deve ser feito no período chuvoso ou em outra época desde que exista água suficiente para irrigar ou regar. Evitar plantio nos dias de muito sol. A definição do espaçamento depende de alguns fatores como o porte da planta, textura e níveis de nutrientes do solo, tratos culturais, culturas intercalares e irrigação.


Há vários tratos culturais a serem realizados, como retirada de brotações, ramos e frutos nos primeiros 2 anos, controle do mato nas entrelinhas, podas e outros. Há a possibilidade da implantação de culturas anuais intercaladas nos 3 primeiros anos, sempre respeitando um espaço da planta de citros. A partir do terceiro ano já se tem boa produtividade do fruto, que deve ser colhido quando já maduro garantindo sua doçura.


A manutenção do pomar em bom estado fitossanitário requer vigilância sistemática e efetiva ao aparecimento de problemas. Assim, amostragens ou inspeções periódicas (semanais ou quinzenais) devem ser efetuadas nas plantas para detecção de qualquer praga ou doença no início de sua disseminação. Diagnosticado o problema, recomenda-se buscar orientação técnica para tomada de medidas de controle.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (17) 99771-6702 (Gabriela)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


CROPLIFE BRASIL (org.). Produção de laranjas: Brasil é líder nesse negócio. 2020. Disponível em: http://croplifebrasil.org/noticias/producao-de-laranjas-brasil-e-lider-nesse-negocio/#:~:text=No%20Brasil%2C%20o%20estado%20de,com%2077%25%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20nacional.. Acesso em: 21 mar. 2021.


EMBRAPA. Citros. Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Disponível em:<https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosNEPequenosProdutores/sementes.htm>. Acesso em: 21 de mar. 2021.


MAGALHÃES, A.F.J. et al. Sistema de produção para pequenos produtores de citros do Nordeste. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2005. (Sistema de produção 17)


MATTOS JUNIOR, D. et al. CITROS: principais informações e recomendações de cultivo. Instituto Agronômico - Centro APTA Citros Sylvio Moreira, 2005. Disponível em:<http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/43.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.