Potencialização da hidroponia através de ferramentas

Um sistema que vem ganhando notoriedade e se expandindo no país é a hidroponia, caracterizada por seu cultivo sem utilização de solo e dentro de estufas, abrangendo cerca de 30 mil hectares de várias regiões do Brasil. Para o crescimento e estabelecimento da cultura, os nutrientes que cada planta precisa são fornecidos através de uma solução nutritiva, composta por água enriquecida com os elementos dissolvidos em sais, sendo eles: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, entre outros, além de serem submetidos a um processo de controle e balanceamento.


Dentre as vantagens do sistema, ao consumidor e ao produtor, temos uma maior qualidade do produto final pela higiene e proteção do local de cultivo, menor interferência das condições climáticas e suas variações, livre do ataque de pragas, doenças, animais e outros parasitas que habitam o solo, espaço de ocupação menor quando comparado a sistemas tradicionais, redução do uso de agrotóxicos, diminuição da quantidade de água utilizada por ser um sistema fechado e aumento da produção. Além disso, como dito anteriormente, o balanço dos nutrientes é realizado diariamente e dependendo da necessidade da cultura, proporcionando assim que as plantas captem as quantidades ideais dos mesmos em todo seu ciclo de desenvolvimento.


Pensando nessa expansão, uma equipe de estudantes do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criou um aplicativo chamado HidroponUP, responsável por ajudar no monitoramento do cultivo e diminuir os custos de produção de culturas baseadas no cultivo hidropônico. A ferramenta é capaz de verificar e controlar, por meio da automação, indicadores de pH, condutividade elétrica, temperatura e umidade relativa do ar, iluminação do ambiente, entre outros, além de alterações microclimáticas da estufa. Com isso, é possível acessar os dados simultaneamente, otimizando tempo e possíveis erros, além da produção ficar menos dependente do produtor ao diminuir a constância de manutenção.


Mas como é o funcionamento dessa ferramenta? Esta pode ser acessada pelo aplicativo mobile e sistema web, em que informações são enviadas a um microcontrolador, através de sensores no sistema, que compreendem o que deve ser realizado em cada cenário. Por exemplo: se a temperatura do ar estiver alta para a produção da hortaliça, um método de resfriamento deverá ser ativado, assim como se o pH do substrato estiver elevado, um agente atuará para baixá-lo.


O HidroponUP logo estará liberado para os produtores, pois está em fase final dos testes. Vale ressaltar o monitoramento simples, barato e eficiente, e a possibilidade de estocar diferentes informações sobre a produção em um banco de dados, originando um documentário sobre o sistema hidropônico.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


HIDROGOOD. Horticultura Moderna: sobre hidroponia. Disponível em: https://hidrogood.com.br/sobre-hidroponia


HIDROPONIA BRASIL. O que é hidroponia. Disponível em: https://www.hidroponiabrasil.com/post/o-que-e-a-hidroponia










0 comentário