• Ramo da Terra

Plantio Direto e sua importância

Atualizado: Mai 11

O sistema plantio direto ou SPD é um tipo de manejo do solo que se baseia em técnicas, que são recomendadas para o aumento de produtividade, conservando e/ou melhorando o ambiente de cultivo. É utilizado no Brasil desde a década de 1970 e possui excelentes resultados.


As técnicas utilizadas para esse sistema são: ausência ou mínimo revolvimento do solo, que tem por objetivo não remexer ou remexer minimamente o solo, onde só ocorre o revolvimento do solo na linha da semeadura, onde são depositadas as sementes.

Cobertura de palhada, a palhada deixada no solo pela cultura anterior se torna matéria orgânica. A cobertura de palhada possui alguns benefícios, como ajuda a reduzir o impacto da gota da chuva na superfície do solo, age como obstáculo ao excesso de água que não infiltra no solo, diminui a perda de água por evaporação, ajuda a manter a temperatura ideal para as plantas, entre outros. E por fim, a rotação de culturas, que consiste na alternância entre as espécies na mesma área de cultivo, ajuda a reduzir os impactos ambientais causados pela monocultura, melhorando assim as condições físico-químicas e biológicas do solo ao longo prazo. Além disso, ajuda a reduzir a incidência de doenças, plantas daninhas e pragas.


A adoção desse sistema traz benefícios agronômicos, econômicos e ambientais para a sociedade, pois ocasiona a produção sustentável de grãos, geração de emprego e de renda. Dentre os principais benefícios, podemos citar a diminuição de ocorrência de erosão, o que aumenta a conservação do solo e da água. Melhor germinação de sementes e melhor emergência de plantas, reduz a compactação do solo, entre outros.


Para adotar tal sistema, alguns requisitos são necessários, como realizar o cultivo de espécies vegetais que promovem uma boa cobertura de solo e produção de palha, programar e desenvolver um esquema organizado de rotação de cultura, possuir assistência técnica especializada, ter maquinários específicos e bem regulados e ter uma área sem problemas de compactação, erosão ou de plantas daninhas de difícil controle.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:

Plantio Direto: prática revolucionária da agricultura brasileira. Boas Práticas Agronômicas. Disponível em: <https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/plantio-direto/#:~:text=O%20Sistema%20de%20Plantio%20Direto,continuamente%20o%20ambiente%20de%20cultivo.&text=Cobertura%20do%20solo%20com%20palhada,Rota%C3%A7%C3%A3o%20de%20culturas.>. Acesso em: dia, mês e ano.15 de Fevereiro de 2021.


Sistema Plantio Direto. Embrapa, 2020. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/trigo/videos/spd>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2021.


Sistema de Plantio Direto de milho. AGEITEC. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONTAG01_72_59200523355.html>. Acesso em: 15 de fevereiro de 2021.

0 comentário