Pesquisas propõe benefícios para a agricultura com a aplicação do lodo.
Como todos sabemos, a água certamente é a substância mais importante para a nossa sobrevivência, sendo muito utilizada no nosso dia a dia. Encontramos ela em diversos locais de nosso planeta, mas o que vale citar é: Não é toda água disponível que pode ser utilizada. É no sentido de nossas atividades diárias onde consumimos e aplicamos a água, estando presente para beber ou até na forma de esgoto.
O esgoto é formado pelos resíduos originados na lavagem de roupas, louça, utilização do vaso sanitário e banho. Os resquícios de todos esses resíduos são encaminhados até as estações de tratamento. Nela, é passada pelos diversos sistemas de tubos subterrâneos até chegar na unidade que realiza o devido processo de tratamento.
Todo esse procedimento que parece perfeito possui também alguns empecilhos, como o lodo. O lodo é formado pela biomassa microbiana que é decantado no tratamento dos resíduos, onde a matéria orgânica e os microrganismos decompositores acabam aglomerando nas unidades.
Graças a um trabalho realizado por diversos especialistas de distintas instituições espalhadas pelo Brasil e também coordenada pela Embrapa Clima Temperado, produziram formas para a introdução do lodo das estações de tratamento em solos agricultáveis.
Nessa pesquisa, os lodos que necessitam ser tratados adequadamente podem proporcionar e condicionar solos com textura arenosa, além de conservar as propriedades benéficas, variando com a forma de sua aplicação. Com todas as qualidades citadas, ainda podem ser utilizados na formulação de compostos ou substratos, gerando resultados em altura, precocidade das plantas e volume radicular. Em cenários exclusivos, apresentaram uma elevação quanto à produtividade em experimentos de milho e azevém.
Com o crescimento populacional cada vez mais alta, a geração dos resíduos provenientes no tratamento de água, pode se dizer que a implantação do lodo devidamente tratado nas lavouras brasileiras é um segmento importante para cada vez mais melhorarmos nossos parâmetros ambientais e soluções de destino de outros detritos.
Se interessou pelo conteúdo?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)
Email: marketing@ramodaterraej.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
ABE, Yulia Tiaki. “Biblioteca Didática de Tecnologias Ambientais”; Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~bdta/modulos/saneamento/lodo/lodo.htm. Acesso em 23 de novembro de 2022.
EMBRAPA. “Ciência ajuda a aproveitar lodo de tratamento de água na agricultura”; EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/76090340/ciencia-ajuda-a-aproveitar-lodo-de-tratamento-de-agua-na-agricultura. Acesso em 23 de novembro de 2022.
EMBRAPA. “Lodo de esgoto é ótimo componente de substratos para plantas”; EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32485890/lodo-de-esgoto-e-otimo-componente-de-substratos-para-plantas. Acesso em 23 de novembro de 2022.
SAAEC. “O que é esgoto?”;Disponível em: https://www.saaec.com.br/esgoto/o-que-e-esgoto/. Acesso em 23 de novembro de 2022.
SOUSA, Rafaela. "Água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm. Acesso em 23 de novembro de 2022.