Os efeitos das mudanças climáticas nas lavouras brasileiras
As condições meteorológicas extremas são mais recorrentes em função das mudanças climáticas. A Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja MS), com base em dados do Sistema de Informações geográficas do Agronegócio (SIGA) reduziu a expectativa para a safra de milho no Estado esse ano.
A queda está relaciona pela soma de geada e estiagem que não têm contribuído para a segunda safra da cultura. Essas condições agravaram em todo o estado, possuindo em boas condições 1% de suas lavouras, 38% em estado regular e 61% em estado ruim, afetando uma área de 604,4 mil hectares, o equivalente a 30% da área produtora.
Ademais, a geada atingiu todo o Conesul e algumas regiões centrais, onde fazia tempo que não tinha relatos de ocorrência. Os danos foram severos e irão impactar significativamente toda a sociedade. Dessa maneira, é o momento de o produtor avaliar sua lavoura minunciosamente e salvar o máximo de milho, para não deixar de lado as obrigações e honrar os contratos firmados, sendo assim, realizar a colheita de maneira cautelosa.
Outra cultura afetada pela geada foi a batata, na qual, ocasionou queimas nas folhas e dos tubérculos que estão no início do desenvolvimento, provocando um cenário que pode comprometer o crescimento e enchimento das batatas colhidas entre os meses de agosto e setembro.
Por sua vez, no Estado de São Paulo, parte das folhas foi queimada, mas as plantas devem se recuperar e estimando que a produção não deve ter problemas significativos. Já no Paraná, o fenômeno foi mais intenso, onde foram registradas perdas de alguns talhões e para os menos atingidos, pode haver impacto no enchimento do tubérculo e, consequentemente, uma menor oferta.
Ainda sobre as geadas ocorridas durante a primeira semana de julho - que afeta muitas vezes as lavouras por estresse hídrico - térmicos, não afetará de forma expressiva a cultura do trigo, uma vez que está estava em período de desenvolvimento (segundo agentes consultados pelo Cepae), porém triticultores estão adotando medidas para reduzir o impacto, adotando o manejo nutricional. De acordo com dados da Conab, a área nacional de trigo e produtividade estimam recordes, na qual se terá respectivamente 2,62 milhões de ha e 3,23 t/ha de produção, tendo um aumento expressivo nacional de 36% em comparação a safra anterior.
Acompanhadas pelo Cepae, nos últimos dias, o cereal subiu o seu valor em sua maior parte das regiões, sendo uma influência da valorização do dólar diante ao real, encarecendo as importações.
Por fim, na cana-de-açúcar o efeito climático, principalmente das geadas, está se tornando um futuro pessimista para a cultura, as geadas causam danos/redução nos teores de sacarose (indo seu açúcar para a maturação da planta), impactando os preços, em contrapartida se tem o elevado ATR que pode minimizar a redução do volume da cultura na produção dos produtos finais, segundo o site de Noticias Agrícolas. Deve-se tomar bastante cuidado nessa cultura, pois o seu dano pode comprometer até a safra anterior se ocorrer soca, pois a geada pode ocasionar a queima da gema apical da cana que estava em brotação.
Segundos os preços, o vencimento outubro/21 deve corrigir a alta ocorrida pelas geadas, sempre estando de olho aos preços em reais/ton. Para a safra 22/23, pois a valorização do colar acaba resultando em preços altos para importações.
Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Orçamentos:
Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)
Email: mkt.ramodaterra@gmail.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
AGROLINK. Geada trouxe baixa de 2 milhões de toneladas no MS. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/geada-trouxe-baixa-de-2-milhoes-de-toneladas-no-ms_453001.html. Acesso em: 15 jul. 2021.
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS. Açúcar: Perspectivas para 21/22 são voltadas para questão da produtividade e geadas, diz Itaú BBA. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/sucroenergetico/292682-acucar-perspectivas-para-21-22-sao-voltadas-para-questao-da-produtividade-e-geadas-diz-itau-bba.html#.YPGZPehKjIW. Acesso em: 15 jul. 2021.
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS. Batata/Cepea: Geadas causam queimaduras nos tubérculos. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/hortifruti/292697-batatacepea-geadas-causam-queimaduras-nos-tuberculos.html#.YPGYvuhKjIX. Acesso em: 15 jul. 2021.
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS. Trigo/Cepea: Novas estimativas indicam safra recorde no Brasil. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/trigo/292564-trigocepea-novas-estimativas-indicam-safra-recorde-no-brasil.html#.YPGZCehKjIW. Acesso em: 15 jul. 2021.