O uso de inoculantes na cultura do trigo
A inoculação de sementes de trigo consiste na adição de bactérias benéficas às sementes, o que melhora o sistema de produção. As bactérias mais conhecidas para fixação de nitrogênio são do gênero Bradyrhizobium, geralmente usadas em soja, enquanto o Azospirillum é usado para aumentar a produtividade de trigo e milho. O nitrogênio é um nutriente importante para o crescimento do trigo.
Um candidato a PhD na Universidade de Alberta, no Canadá, está investigando se a adição de um inoculante fúngico ao trigo pode ajudar na absorção de nitrogênio, rendimento e desenvolvimento de proteínas. Até agora, os testes mostraram que a aplicação de produtos fúngicos pode ter um efeito positivo, sugerindo que, em solos com baixa concentração de nitrogênio, a aplicação do fungo com uma pequena quantidade de fertilizante de ureia pode aumentar a absorção de nitrogênio, resultando em aumento da palha e da concentração de nitrogênio.
Em testes em pequenas parcelas, também está sendo investigado se o fungo pode ajudar as plantas a se protegerem de ataques de patógenos, pois pesquisas anteriores sugerem uma relação entre a propensão de uma planta para simbiose com fungos benéficos e ataques de patógenos.
Se interessou pelo conteúdo?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)
Email: marketing@ramodaterraej.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
AGROLINK. Cultivo de trigo e o uso de inoculantes. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/cultivo-de-trigo-e-o-uso-de-inoculantes_474281.html. Acesso em: 22 dez. 2022.