O uso da Robótica da Agricultura

O crescimento da população mundial implica em um aumento da produção de energia e alimentos. Assim, para sustentar o aumento da demanda por alimentos, a produção agrícola deverá ser triplicada.


Obtendo como uma alternativa para intensificar essa produção fazendo o uso de tecnologias, devido nos últimos anos diversos avanços feitos neste setor, como por exemplo, a utilização de robôs nos campos. O uso de robôs nas atividades agrícolas deve considerar todos os agentes envolvidos na produção possibilitando a intensificação com o menor impacto possível. O aproveitamento da agricultura de forma sustentável depende da conciliação conjunta de fatores, como:

● Econômicos

● Sociais

● Ambientais


A respeito do primeiro fator nos referimos ao lucro, visto que, se a agricultura não gerar retorno ao agricultor, ela desaparece. Já sobre o segundo fator, nos referimos aos consumidores que são a principal razão de existir a produção na lavoura.. Quanto ao terceiro fator, nos referimos a que é a própria sobrevivência da natureza, para que possam existir agricultura e ambiente sadio no futuro. Portanto, esse tripé econômico é o principal desafio de uma produção agrícola sustentável, desta maneira, para uma melhor produtividade no setor, requer a utilização e o domínio de tecnologias.


A robótica na agricultura não é um conceito novo, em ambientes controlados (estufas) tem uma história de mais de 20 anos. Estudos vêm sendo realizados para desenvolver colheitadeiras para o tomate cereja, pepino, cogumelos, e outras frutas. Na horticultura, robôs foram utilizados para a colheita de citrus e maçãs.


Os robôs voadores seriam uma solução para os tempos atuais de pandemia, que colocam barreiras ao deslocamento dos trabalhadores rurais. No ano passado, por exemplo, a Espanha teve problemas na colheita, já que fazendas contratam migrantes de outros países.


A colheita de frutas realizada por robôs traz maior otimização, e rentabilidade no setor, devido o funcionamento ser realizado em um menor período de tempo, sendo uma valiosa ferramenta tecnológica para a agricultura de precisão. Em decorrência do aumento da população, a demanda de alimentos aumenta, obtendo a escassez de mão de obra, em razão da colheita ser um trabalho duro e sazonal.


De acordo com Hanckenhaar, et al., (2015), a tecnologia pode desempregar, mas também, em outro projeto social, pode facilitar o trabalho e aumentar a produção. Deste modo, há necessidade de um controle hegemônico das tecnologias, para que se possa ter uma sociedade onde a terra, o trabalho, a técnica e os seus frutos possam ser socializados

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


HACKENHAAR, Neusa Maria; HACKENHAAR, Celso ; ABREU, Yolanda Vieira de. Robótica na agricultura. Interações (Campo Grande), v. 16, n. 1, p. 119–129, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/Pbb7RB3wzTypx6GH4fYKMFQ/?format=pdf&l. Acesso em: 3 Feb. 2022.


TANKE, N. F. et al. Automation of Hydroponic Installations using a Robot with Position Based Visual Feedback. Pittsburgh: The Robotics Institute, Carnegie Mellon University, 2011.


OLHAR DIGITAL. Robôs voadores sendo usados para colher frutas. Olhar Digital. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/02/01/carros-e-tecnologia/robos-voadores-sendo-usados-para-colher-frutas/.Acesso em: 3 Feb. 2022.















0 comentário

Posts recentes

Ver tudo