• Ramo da Terra

O aumento no preço da soja e seus derivados, entenda a sua importância.

A soja é a cultura de maior importância econômica do Brasil, e cada ano que passa ela vem ganhando mais destaque no agronegócio brasileiro, sendo uma planta originaria da região nordeste da China e introduzida na América por volta do ano de 1890, mas foi chegar no Brasil em 1914 e seus primeiros plantios comerciais se iniciaram por volta de 1924 e vão até os dias atuais.

O Brasil é um país tropical que possui um clima com temperaturas elevadas, sendo assim, a soja, a princípio não se adaptou muito bem nessas condições climáticas, mas graças ao importante papel que o melhoramento genético tem na adaptabilidade e na produtividade de todas as culturas atuais, a soja conseguiu se adaptar e atingir altas produtividades, tornando o Brasil o maior exportador de soja do mundo com uma produção na safra 19/20 de aproximadamente 124,5 milhões de toneladas e com uma área cultivada de aproximadamente 126 milhões de hectares, mesmo sendo o maior produtor do mundo, a cada ano que se passa o Brasil bate recordes em sua produção, mostrando uma evolução e investimento em pesquisas e tecnologias para o melhoramento das safras seguintes.


Foto: ouro safra


A soja é uma das maiores fontes de exportações do Brasil, atingindo em junho deste ano uma marca de 10,84 milhões de toneladas de soja exportada de acordo com dados da Abiove. A china que atualmente conta com uma população de 1,4 bilhões de habitantes e vem se preocupando com a segurança alimentar de seu país, se tornou o maior comprador de soja do Brasil, comprando em torno de 79% de toda soja exportada no ano de 2019.

Mesmo sendo o maior produtor de soja do mundo, o Brasil sofre com o aumento de seus derivados no mercado interno que aumentaram mais de 40% desde o início do ano, ao contrário do que muitos pensam, este aumento não se deve somente a pandemia devido ao Covid-19, mas sim por inúmeros fatores como estar em um período de entre safra da cultura da soja o que diminui a disponibilidade do grão, pela alta demanda na exportação, alta demanda do mercado interno e pela cotação do dólar que subiu nos últimos meses, isso faz com que os produtores vendam seus produtos para o mercado externo, aumentando o seu lucro e se tornando uma opção mais atrativa aos mesmos.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


CARVALHO, Leidiane Coelho; FERREIRA, Francielle Morelli; BUENO, Nádia Maebara. Importância econômica e generalidades para o controle da lagarta falsa-medideira na cultura da soja. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, p. 1021-1034, 2012.


YORINORI, J. T. Riscos de surgimento de novas doenças na cultura da soja. In: Congresso de Tecnologia e Competitividade da Soja no Mercado Global. Cuiabá: Fundação MT, 2000. p. 165-169.


HIRAKURI, Marcelo Hiroshi; LAZZAROTTO, Joelsio José. O agronegócio da soja nos contextos mundial e brasileiro. Embrapa Soja-Documentos (INFOTECA-E), 2014.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.