• Ramo da Terra

Nutrição de Plantas - O Balanço Nutricional Ideal

Você sabia que as plantas comem? Sim elas comem, mas diferentemente dos seres humanos elas se alimentam de nutrientes químicos presentes no ambiente, especificamente no solo; Elementos que compõem a Nutrição mineral dos vegetais são responsáveis pela sua sobrevivência e produção. Tal nutrição apresenta uma enorme importância para seu desenvolvimento, pois o balanço nutricional das plantas traz diversos ganhos, dentre eles uma alta produtividade, resistência a pragas e doenças e até mesmo no enriquecimento dos alimentos que serão consumidos por nós.

O balanço nutricional ideal das plantas pode ser feito por diversos meios no campo, como a correta adubação, que fornecerá os teores ideias de cada nutriente às plantas, esses teores são quantificados através de análises foliares do vegetal e de análises Química do solo.

Um dos fatores que permitem o balanço nutricional é a correção da acidez do solo, a Calagem, que através dos diversos tipos de Calcários, fornece Cálcio e Magnésio ao solo, assim os demais adubos utilizados, como NPK, podem ficar disponíveis para as plantas mantendo-as sadias e trazendo alta produção e rentabilidade ao produtor rural.

Outro fator que pode afetar no balanço nutricional é a realização da Gessagem no solo, onde estará fornecendo principalmente Cálcio e Enxofre que irá neutralizar o alumínio presente, sendo o alumínio um elemento tóxico às plantas, que impede que suas raízes cresçam e consequentemente impede que tenham acesso à água e outros nutrientes, ou seja, afetando a produção da mesma.

Uma maneira que está sendo adotada por diversos agricultores nos últimos tempos é a adubação verde, que poderá fornecer elementos que anteriormente eram fornecidos por adubos químicos formulados para o solo. A técnica consiste em basicamente cultivar algumas plantas que produzem qualquer tipo de massa vegetal verde que irão ser incorporadas ao solo, trazendo benefícios químicos, como o próprio fornecimento de “adubo”, benefícios físicos ao solo descompactando-o e até mesmo combatendo alguns tipos de pragas.



Algumas culturas que são utilizadas como adubos verdes são as Crotalárias, Feijão-de-porco, Mucunas e Guandu. Essa técnica além de trazer uma saúde maior ao meio ambiente, traz um benefício econômico, já que trará ótimos resultados à produção seguinte sem que haja tanto investimento em adubação, cultivo do solo ou até mesmo combate às pragas, sem contar que alguns adubos verdes podem trazer renda na utilização como forragem na alimentação animal.

A renda do produtor rural está diretamente ligada ao Balanço Nutricional de sua cultura, por isso é de suma importância sempre mantê-la em níveis adequados, consequentemente é essencial que a análise de solo seja constantemente feita na área, fazendo o manejo necessário da propriedade e a correção do solo adequadamente, garantindo a alta produtividade sem gastos desnecessários.



Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro)

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: ramodaterra.comercial@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej



Referências:

Laboratório de Nutrição de Plantas - Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira -SP.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.