Novo método auxilia no controle de doenças causadas por fungos em milho

O milho é uma das culturas mais presentes na alimentação humana e animal e possui grande importância econômica e social. Essa elevada importância fica evidente quando temos uma expansão da área de cultivo e seu uso extensivo em diversos produtos para rações e alimentos, produção de biocombustíveis e matéria-prima para diferentes indústrias.


De acordo com a pesquisadora da Embrapa Dagma Dionísia da Silva, o milho é uma cultura muito suscetível a doenças relacionadas a fungos patogênicos. “Essa infecção pode ocorrer tanto antes, quanto depois da colheita, comprometendo direta e indiretamente a qualidade dos grãos de milho e seus derivados, reduzindo sua qualidade sanitária e física, interferindo na sua classificação comercial e tornando os grãos impróprios para o consumo”, relata Silva.


Pensando nisso, pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriram que ao combinar imagens hiperespectrais de infravermelho com métodos de reconhecimento de padrões, os principais fungos que prejudicam as lavouras de milho são identificados com sucesso.


Este método inovador pode identificar as espécies F. verticillioides e F. graminearum, os fungos que mais acometem os grãos de milho e responsáveis pela produção das principais micotoxinas nesse cereal. Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por algumas espécies de fungos presentes nos grãos. A toxidade das micotoxinas a animais e humanos tem como consequência a incidência de doenças diversas.


Atualmente, a detecção desses fungos exige métodos caros e complexos dificultando sua aplicação. Essas questões podem ser resolvidas com esta nova ferramenta muito útil, já que é um novo método não destrutivo, livre de produtos químicos e de execução mais rápida, que pode ajudar no controle das doenças em milho.


Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo