Novo Acelerador de Crescimento para Soja e Cana em Situações de Estresse
O grupo de estudos guiado pelo professor Marcelo Menossi desenvolveu uma tecnologia que faz com que mesmo em situações de estresse a planta continue seu crescimento normalmente.
Inicialmente o experimento foi feito com a cana-de-açúcar, mas a agência goiana NovAg Agrícola LTDA fez uma parceria com a universidade, e vai transformar a ideia em um produto voltado para a soja. A empresa é envolvida com o meio acadêmico e acredita que esse ambiente gera muito conhecimento, por isso procura uma maior interação e uso desse conhecimento para inserção de fato no meio agrícola com os seus produtos.
Todo o desenvolvimento e subsídio veio da própria UNICAMP sendo que foi desenvolvida no Instituto de Biologia da Unicamp (IB Unicamp), patenteada e licenciada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
O professor Marcelo Menossi é chefe do laboratório de biotecnologia na cana-de-açúcar da Universidade Pública de Campinas e explica que o acelerador age silenciando o gene que codifica a proteína DELLA, que é encontrada em grande quantidade nas plantas e tenta impedir o crescimento da planta em situações ambientais adversas, portanto faz com que a planta seja um transgênico. Por mais que o fato de ser um transgênico não agrade algumas pessoas é um grande avanço para o mercado e para a própria agronomia pois faz com que a planta apresente a mesma produtividade ou até mais no tocante dos grãos, em um espaço menor de tempo.
Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Orçamentos:
Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)
Email: mkt.ramodaterra@gmail.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
INOVA UNICAMP. Acelerando o crescimento da soja. Disponível em: https://www.inova.unicamp.br/premioinventores/2021/05/acelerando-o-crescimento-da-soja/. Acesso em: 31 mai. 2021.
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS. Acelerando o crescimento da soja. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/289169-acelerando-o-crescimento-da-soja.html#.YLk6nvlKjIX. Acesso em: 31 mai. 2021.