Nova cultivar de banana-da-terra é resistente a doenças como sigatoka-amarela
A banana é uma fruta de importância socioeconômica, pois é produzida de norte a sul sendo fonte de renda de agricultores familiares, além de ser a fruta mais consumida sendo fonte de alimentação para a população. Porém, a cultura da banana possui doenças fúngicas que causam grandes perdas e consequentemente danos econômicos aos agricultores, estas são conhecidas popularmente como o Mal-do-Panamá e Sigatoka Amarela, além de outras existentes.
Em vista disso e de garantir qualidade alimentar e produtividade o Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano da Embrapa trouxe uma alternativa para os agricultores, agora eles possuem mais uma opção de bananeira do tipo Terra, também conhecida dependendo da região como banana-da-terra ou plátano.
Esta nova cultivar tem como diferencial possui como diferenciais o porte anão, maior número de pencas e de frutos e maior produtividade, além de qualidades sensoriais e alimentares superiores e é resistente à sigatoka-amarela e à murcha de Fusarium ( Mal-do-Panamá) e suscetível à sigatoka-negra, principais doenças da bananeira; à broca do rizoma (praga também conhecida como moleque-da-bananeira) e a nematoides (parasitas que afetam diversos aspectos relativos à produção). Inicialmente, a BRS Terra-Anã é recomendada para plantio no Mato Grosso e no Vale do Ribeira (SP), mas já existem trabalhos em andamento no norte de Minas Gerais e nos estados do Rio de Janeiro e Ceará visando validar a cultivar para futura extensão de recomendação a outras regiões.
“Havia uma demanda forte da parte dos produtores por novas opções de cultivares desse tipo de banana, uma vez que as três cultivares comerciais mais utilizadas têm como principais desvantagens o porte muito alto, o ciclo produtivo muito longo, a baixa produtividade ou mesmo a pouca qualidade dos frutos”, afirma o pesquisador Edson Perito Amorim, coordenador do programa de melhoramento.
A BRS Terra-Anã é uma cultivar naturalmente biofortificada em relação às já encontradas no mercado. De acordo com Amorim, nem o produtor nem o consumidor devem perceber as diferenças no que diz respeito ao sabor ou ao aroma ou outras características sensoriais dos frutos da cultivar. “Isso é importante porque, quando o consumidor compra frutos de banana ou de outros alimentos, sempre quer aquele sabor, aquele aroma conhecido, tradicional, que ele está acostumado”, relata.
Se interessou pelo conteúdo?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)
Email: marketing@ramodaterraej.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
DIA DA BANANA – FRUTA É CULTIVADA EM TODOS OS ESTADOS | CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA). Disponível em: <https://cnabrasil.org.br/noticias/dia-da-banana-fruta-e-cultivada-em-todos-os-estados#:~:text=S%C3%A3o%20Paulo%20%C3%A9%20o%20maior,com%20878%2C5%20mil%20toneladas.>. Acesso em: 11 nov. 2022.
NOVA CULTIVAR DE BANANA-DA-TERRA REÚNE ALTA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE ALIMENTAR. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/75928382/nova-cultivar-de-banana-da-terra-reune-alta-produtividade-e-qualidade-alimentar>. Acesso em: 11 nov. 2022.