Manejo correto das pastagens otimiza nutrição animal e aumenta lucratividade

A nutrição animal pode representar cerca de 70% do custo da produção e com o manejo correto das pastagens, é possível aumentar essa produção de 30% a 40%, como também ajudar a reduzir gastos na fazenda. Segundo o engenheiro agrônomo Armindo Barth Neto, coordenador técnico da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, é de grande importância manejar bem as pastagens para se obter benefícios como o aumento da quantidade de animais por hectare, assim como no ganho de peso diário. Além destes fatores, a otimização no uso das pastagens também vai possibilitar mais dias de uso da forrageira, diminuir o gasto com suplementação e aumentar a lucratividade, e para isso bastam apenas algumas simples estratégias.


De acordo com Barth Neto, um dos dilemas enfrentados no manejo das pastagens é administrar a relação da planta com o animal, já que para crescer a planta precisa de folhas, e para crescer e produzir o animal precisa comer estas folhas. Porém, existe um ponto ótimo para conciliar esses dois fatores, onde cada espécie de planta tem uma altura ideal, “Por exemplo, na pastagem de inverno, falando mais para a realidade do Sul do Brasil, a altura de entrada ideal de uma aveia é 30 centímetros e o consumo pelo animal tem que ser de, no máximo, 40% desta altura, ou seja, 18 centímetros. Já para o azevém, a altura de entrada deve ser de 20 centímetros, rebaixando para 12 centímetros, e na braquiária 40 centímetros rebaixando até os 24 centímetros”, observa, colocando que com essas alturas o animal consegue se alimentar bem e as plantas ficam com muita folha e seguem sempre em crescimento, produzindo.


Como foi observado, não é só o gado que demanda um manejo correto, mas a pastagem também, e para isso há alguns métodos para garantir pasto durante todo o ano, como a limpeza que além de não acumular lixo e materiais que podem intoxicar o gado, não facilitará a presença de insetos e parasitas que causam doenças aos animais, logo, fazer rondas e se manter atento. A adubação também se faz essencial, por manter o pasto sadio e com bons elementos nutricionais. Outro ponto importante para se observar é a altura da pastagem, assim, não deixar a pastagem abaixo dos 20 centímetros, pois contém alta quantidade de verminose no solo. É preciso se atentar ao tipo de pastagem utilizada para que os cuidados corretos sejam tomados.


Portanto, segundo Ademir Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, que ressaltou que o bom manejo das pastagens tem outras vantagens, como reduzir a emissão de gases de efeito estufa, proteger o solo e aumentar a produtividade de grãos no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, entre outros fatores, além de explicar que controlando o quanto o animal consome da planta é possível alcançar uma produção média maior do que se não houvesse nenhum tipo de manejo. “Sem colocar adubo, sem fazer grandes investimentos, simplesmente por manejar a planta na altura certa, é possível multiplicar por três ou até quatro vezes mais a produção de um pasto”, afirma.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


AGROLINK. Manejo correto das pastagens otimiza nutrição animal e aumenta lucratividade. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/manejo-correto-das-pastagens-otimiza-nutricao-animal-e-aumenta-lucratividade_467677.html. Acesso em: 15 jul. 2022.


EMBRAPA. Manejo correto da pastagem e bem-estar animal aumentam produção de carne e de grãos em solo com estrutura em boas condições. 2017. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias?p_p_id=buscanoticia_WAR_pcebusca6_1portlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=pop_up&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_buscanoticia_WAR_pcebusca6_1portlet_groupId=1354395&_buscanoticia_WAR_pcebusca6_1portlet_articleId=19747559&_buscanoticia_WAR_pcebusca6_1portlet_viewMode=print. Acesso em: 15 jul. 2022.


SAðDE, Boi. Manejo da pastagem de forma correta. 2022. Disponível em: https://dicas.boisaude.com.br/manejo-correto-da-pastagem/#:~:text=Manejo%20da%20pastagem%3A%20limpeza&text=Al%C3%A9m%20de%20acumular%20lixo%20e,deve%20ser%20acumulada%20no%20pasto.. Acesso em: 15 jul. 2022.

0 comentário