• Ramo da Terra

Manejo e Conservação do Solo - Participação Prof. Dr. Morel de Passos e Carvalho

O solo é um sistema complexo, onde suas características físicas, químicas e biológicas, são dinâmicas e a forma de manejo pode vir a altera-las, quando em sistemas agrícolas essas características devem ser as melhores possíveis para o desenvolvimento das plantas a serem produzidas, dessas alterações as que mais afetam as áreas de produção é a erosão, que é a retirada, transporte e deposição das partículas de solo, além dessas partículas também perdemos nutrientes e matéria orgânica.

Tendo em vista a conservação das características físicas evitando a erosão, temos as práticas conservacionistas, que remetem as primeiras sociedades, que praticavam agricultura em terrenos de alto declive e se utilizavam de edificações com rochas para o cultivo de arroz e milho.

Na agricultura moderna, as áreas de plantio de manejo conservacionista, utiliza-se de terraços agrícolas, que consistem em um conjunto camalhão-canal, locados no sentido transversal ao do declive, afim de reduzir a velocidade da água e evitar o carregamento das partículas de solo, ou seja, a erosão. Essa prática reduz as perdas por erosão em até 50%.

Quando pensamos em terraços agrícolas temos a possibilidade de trabalhar com terraços em nível e em gradiente, de acordo com a capacidade de retenção de água do solo sendo que o primeiro é indicado para solos de alta capacidade de drenagem e o segundo tem como função de encaminhar a água para fora da área protegida. Para os dois tipos de terraço podemos trabalhar bases largas ou bases estreitas.

Para melhor entendimento sobre as práticas conservacionistas assista o vídeo do Prof. Dr. Morel de Passos e Carvalho, que ministrou a disciplina de Manejo e conservação do solo, até 2018 na Faculdade de engenharia de Ilha Solteira, UNESP.



Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.