• Ramo da Terra

Inventário Florestal

O inventário florestal consiste em um conjunto de processos com a finalidade de obter um planejamento do uso dos recursos florestais, assim como informações qualitativas e quantitativas sobre eles, caracterizando as áreas onde as espécies de árvores estão se desenvolvendo. Vale ressaltar a importância de elencar boas equipes para a coleta de dados e execução dos procedimentos, que envolvem desde a amostragem e definição de parcelas onde os levantamentos serão realizados, até o inicio das operações em campo para efetuar as medições.

Mas você sabe a importância de se realizar um inventário florestal? Bom, ele fornece vários dados sobre as florestas brasileiras, serve de base para a criação de políticas públicas, para conservação de recursos florestais e promove discussões sobre o uso sustentável dos seus atributos. Além disso, avalia a disponibilidade atual e futura de madeira juntamente com sua rentabilidade, calcula a exaustão florestal, aponta se o crescimento está saudável e auxilia em decisões relacionadas a aplicação de tratos silviculturais.

Existem algumas modalidades de inventários, e seus objetivos irão depender de como a área está sendo utilizada, podendo ser como reserva florestal, lazer, área de conservação ambiental, áreas de reflorestamento comercial e com fins madeireiros. Nesse último caso, o inventário visa determinar alguns parâmetros como volume, peso, área basal, qualidade do fuste, potencial de crescimento da espécie e sanidade.



Fonte: http://www.abag.com.br/sala_imprensa/interna/abag-inventario-florestal-investimento-valorizado-com-a-uniao-de-metodologia


Conforme o uso da tecnologia foi se expandindo e crescendo no campo, os inventários florestais foram ficando cada vez mais aprofundados. Podemos citar alguns aliados como o uso de dados de satélites para obter informações das florestas, o aumento da demanda de drones para realizar as aferições, aplicativos para coletar os dados e evitar possíveis erros de medição por parte do operador, softwares que trabalham em toda a logística do campo e com o mapeamento das áreas, sistemas de monitoramento online para acompanhar o trabalho das equipes e o desenvolvimento das árvores, elaborando relatórios técnicos.

É notável o quão relevante é essa atividade, devido a isso os profissionais devem sempre estar capacitados e qualificados tecnicamente, além de antenados às novas ferramentas tecnológicas anunciadas frequentemente no mercado.


Fonte: http://www.matanativa.com.br/blog/aprendendo-sobre-inventario-florestal/

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro)

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: ramodaterra.comercial@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej


Blog do Mata Nativa. Inventário Florestal: O que é inventario florestal?.13 mar. 2016. Disponível em: <http://www.matanativa.com.br/blog/o-que-e-inventario-florestal/>

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.