Geadas no Brasil e suas consequências

As geadas são definidas como um fenômeno atmosférico, que ocorre em diversos lugares do planeta, capaz de ocasionar a morte de plantas e de suas estruturas, devido ao congelamento dos tecidos vegetais, provocado pelas baixas temperaturas. As áreas do Brasil onde relata-se maiores índices de danos na agricultura abrangem a Região Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul. Já as culturas mais afetadas são as de climas tropicais, como o café e a laranja, pouco tolerantes ao frio.


A exposição a geadas é responsável por acarretar consequências como: alterações físicas nas estruturas das plantas, rompimento da parede celular, queima da superfície do solo, problemas no enchimento de grãos, atraso na rebrota, queima das folhas superiores das plantas, diminuição da qualidade dos grãos e até morte parcial ou total da lavoura.


Como as geadas aconteceram após uma seca rigorosa, a safra de milho foi afetada, tal qual a cana-de-açúcar, diminuindo o esmagamento total da cana, a produção esperada de açúcar e, consequentemente, tanto o rendimento como a qualidade da próxima safra. Além disso, dados recentes apontam que no estado do Paraná, 27% das áreas cultivadas com trigo estão em floração, sendo possível ocorrer perdas na safra atual da cultura, assim como uma considerável elevação dos preços do café no mercado.


Mas afinal, como é possível minimizar os prejuízos causados pelas geadas? As ações mais indicadas para isso envolvem planejar o cultivo avaliando os dados climáticos do local, atentar-se as características da cultura no momento da escolha, a utilização de variedades resistentes a baixas temperaturas, apostar na arborização e coberturas artificiais maiores que o porte da cultura escolhida, adotar a irrigação por aspersão para impedir a formação dos cristais de gelo e aplicar a nebulização artificial sobre a plantação.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


BLOOMBERG. Mercado reavalia impacto de geadas no Brasil sobre preços de café. EXAME Agro, 2021. Disponível em: https://exame.com/exame-agro/mercado-reavalia-impacto-de-geadas-no-brasil-sobre-precos-de-cafe/


FIGUEIREDO, N.; TEIXEIRA, M. Geadas incomuns no Brasil afetam a produção de açúcar. Notícias Agrícolas, 2021.


MORAES, M. Geada: entenda o que é e como se formam (AGROPÓS). Disponível em: https://agropos.com.br/o-que-e-geada/


ONDEI, V. Geada extrema: saiba quais serão os impactos na produção de alimentos que vão para a sua mesa. Fobes AGRO, 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2021/07/geada-extrema-saiba-quais-serao-os-impactos-na-producao-de-alimentos-que-vao-para-a-sua-mesa/#foto5


REVISTA GLOBO RURAL. Geadas podem ter causado danos em 27% da área de trigo no Paraná e em 2% no Rio Grande do Sul. Estadão Conteúdo, 2021.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo