• Ramo da Terra

Fruticultura: a importância do Maracujá no país

O maracujá não é só aquele que a gente encontra no supermercado: existe uma ampla variedade de frutos e flores. Apenas no Brasil são 150 espécies nativas; no mundo todo, mais de 500. Apesar de o país ser o que mais produz maracujá no mundo, quase tudo o que é cultivado aqui é consumido pelos próprios brasileiros, com as exportações em torno de apenas 1% da produção, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura.


O maracujá é plantado majoritariamente pela agricultura familiar e pode dar frutos o ano inteiro, proporcionando uma renda regular aos produtores. Também se trata de uma fruta que gera empregabilidade, por precisar de mão de obra para poda e para a polinização, que deve acontecer manualmente. Conhecida pelo seu efeito calmante, a fruta possui diversos nutrientes que ajudam o nosso organismo a, por exemplo, controlar a pressão alta.


Rentabilidade para agricultura familiar


O maracujá é um cultivo feito majoritariamente por pequenos produtores e pela agricultura familiar. Segundo dados da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em mais de 45% dos municípios que plantam a fruta, os agricultores possuem apenas entre 1 e 4 hectares. Além de poder ser cultivado em todo o Brasil, nas condições ideais o maracujá pode ser colhido o ano inteiro. Isso porque após 4 meses de plantio já é possível obter a fruta, mesmo que a fase mais abundante seja entre o 7° e o 9° mês. Deste modo, o produtor consegue uma boa renda semanal.


Polinizando o maracujá


Ainda que seja majoritariamente um cultivo da agricultura familiar, existem duas etapas do plantio do maracujá em que há empregabilidade, devido a uma demanda maior da mão de obra.


A primeira é a poda dos pés, em que é preciso cortar os ramos laterais para evitar que a planta acabe entrelaçando em uma ao lado. A outra é a etapa mais importante na cultura, segundo o pesquisador Nunes, que é a parte da polinização, processo obrigatório para a flor ser fecundada e gerar o fruto.


“Quanto mais eficiente for a fertilização, mais óvulos vão ser fertilizado e mais suco vai ter, porque é daqui que vai surgir o suco”, e “quanto mais pólen, maior o tamanho do fruto, da polpa e, consequentemente, mais semente e mais suco".


Suco de maracujá acalma?


Todas as partes do maracujá, ao serem consumidas, trazem algum benefício ao nosso organismo:


Polpa: é rica principalmente em vitamina A e C, por isso tem um efeito antioxidante, de reforço imunológico e ajuda a diminuir desconfortos intestinais e cólicas.


Casca e semente: possuem a maior parte das fibras da fruta, por isso podem ser boas para dar saciedade. Também podem aumentar a insulina.


Folha: é onde se concentra a maior parte das substâncias alcaloides e flavonoides, que proporcionam o efeito calmante no sistema nervoso, sendo bom para regular o sono, para ansiedade e depressão.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA. Maracujá. Disponível em: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/maracuja. Acesso em: 02 de jul. 2021.


G1 NOTÍCIAS. De onde vem o que eu como: o Brasil é o maior produtor de maracujá e possui 150 variedades da fruta. Agro: A indústria-riqueza do Brasil. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-a-industria-riqueza-do-brasil/noticia/2021/07/02/de-onde-vem-o-que-eu-como-o-brasil-e-o-maior-produtor-de-maracuja-e-possui-150-variedades-da-fruta.ghtml. Acesso em: 02 de jul. 2021.


REVISTA A NOTÍCIA. Resgate à tradição eleva a produção de maracujá em Araquari. Disponível em: nsctotal.com.br/noticias/resgate-a-tradicao-eleva-a-producao-de-maracuja-em-araquari. Acesso em: 29 de jun. 2021.


REVISTA CULTIVAR. Expedição Safra-Brasília levanta situação de fruticultores do DF. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/noticias/expedicao-safra-brasilia-levanta-situacao-de-fruticultores-do-df. Acesso em: 29 de jun. 2021.




0 comentário