• Ramo da Terra

Fossa Séptica Biodigestora: O que é e como funciona?

Você já pensou que seria possível conciliar a produção de biofertilizantes e o tratamento do esgoto sanitário em uma só jogada? A fossa séptica biodigestora surgiu para fazer essa ligação! Uma alternativa simples, funcional e de baixo custo de implantação ao produtor rural que descreveremos mais a seguir.

Trata-se de um sistema simples de biodigestão para tratar o esgoto sanitário de uma residência rural com cinco a sete pessoas. O tratamento feito durante a passagem pelas caixas gera um efluente líquido tratado que pode ser utilizado como biofertilizante na própria propriedade como incremento na adubação.

O funcionamento desse sistema dá-se a partir do acionamento da descarga em que os efluentes sanitários são levados até o sistema em si. Na primeira etapa os efluentes ficam armazenados até certa altura onde passam pela biodigestão. Mas afinal, o que é biodigestão? Também conhecida por fermentação anaeróbica, realizado por bactérias que decompõem a matéria orgânica na ausência de oxigênio gerando biogás e biofertilizante. Seguindo o processo, a segunda etapa ocorre após o transbordamento da primeira caixa, procedimento que faz com que ocorra maior produção de gases que são liberados por diversas válvulas. Na terceira e última etapa, acontece a armazenagem dos dejetos já tratados e prontos para a reutilização. O processo completo tem a duração de até 120 dias.

Dentre as vantagens de se implantar uma Fossa Séptica Biodigestora em sua propriedade, pode-se citar: utilização do efluente do esgoto tratado na agricultura como um biofertlizante, redução do uso de fertilizantes químicos, reutilização da água, diminuição dos impactos causados ao meio ambiente, produção e exploração do potencial do biogás.

Os materiais necessários para a implementação incluem três caixas d’água, conexões PVC, tubos de PVC, válvulas, registros e borrachas. A instalação não é muito complicada, consistindo em enterrar as três caixas-d'água interligadas para manter a temperatura ideal, sendo que a primeira é ligada ao sistema de esgoto da casa, recebendo 10 litros de água e 10 litros de esterco bovino fresco, mensalmente, pela válvula de retenção. É importante lembrar-se de utilizar tubulações nas caixas para liberar os gases produzidos – biogás – podendo canalizá-los para motores e fogão.

Vale ressaltar a necessidade de realizar corretamente a manutenção e limpeza do sistema para que odores desagradáveis não sejam exalados.


Fossa séptica biodigestora modelo Embrapa. Fonte: EMBRAPA


Para mais informações sobre como construir e instalar a Fossa Séptica Biodigestora, recomenda-se a visita nos sites abaixo.

Link:https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/116734/1/Cnpgl-2014-Cartilha-Fossa-Septica-completa.pdf

https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-fazer/noticia/2013/12/como-fazer-fossa-septica-biodigestora.html



Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento? Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural. Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira Orçamentos: Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro) Cel: (16) 99209-9798 (Carlos) Email: ramodaterra.comercial@gmail.com Facebook: facebook.com/ramodaterra Site: https://bit.ly/ramodaterraej



REFERÊNCIAS

EMBRAPA. Saneamento básico rural: Fossa Séptica Biodigestora. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-saneamento-basico-rural/perguntas-e-respostas. Acesso em: 25 de abr. de 2020.

Fossa séptica biodigestora: o que é, para que serve e quanto custa? Limpa Fossa, 2019. Disponível em: https://www.limpafossa.com.br/fossa-septica-biodigestora-o-que-e-para-que-serve-e-quanto-custa/. Acesso em: 01 de mai. de 2020.

LAREDO, G. Como fazer fossa séptica biodigestora. Globo Rural, 5 dez. 2013. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-fazer/noticia/2013/12/como-fazer-fossa-septica-biodigestora.html. Acesso em: 25 de abr. de 2020.

OTENIO, M.H. Como montar e usar a fossa séptica modelo Embrapa: cartilhas adaptadas ao letramento do produtor. Brasília, DF: Embrapa, 2014. 44 p. ISBN 978-85-7035-397-9

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.