Florestas de eucalipto contribuem na mitigação de gases de efeito estufa

As mudanças climáticas são um dos principais desafios para a sociedade. Além disso, essa ameaça encontra-se como uma das mais difundidas entre a humanidade, dada a exponencial elevação que ocorre devido ao crescimento populacional da terra e, como consequência desse fator, há uma maior concentração de gases de efeito estufa (GEEs) acrescidos à atmosfera.


Nessa perspectiva, uma pesquisa, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta que florestas plantadas com eucalipto apresentam um comportamento semelhante a florestas com vegetação nativa de Cerrado, em relação a atenuação dos gases.


Ainda, a pesquisa comprovou que as emissões de Óxido Nitroso (N2O) e Metano (CH4) se mantiveram baixas em ambas as áreas no período avaliado, mesmo com diferentes manejos e datas de plantio. Esse resultado demonstra que as florestas plantadas podem ser uma alternativa eficaz para reduzir a pressão sobre a vegetação nativa, com vistas a reduzir os efeitos das mudanças climáticas.


Posto isso, as florestas de eucalipto absorvem cerca de 1,5 kg de CH4/ha/ano, enquanto a área de Cerrado absorve 1,1 kg de CH4/ha/ano. Esses valores estão de acordo com os relatos na literatura científica, a qual comprova que florestas e savanas indicam captação de Metano da atmosfera, uma vez que a quantidade consumida pelo ambiente foi maior que a produzida.


A atenção no plantio dos eucaliptos também é considerada uma etapa demasiadamente importante. Antes do plantio, alguns aspectos precisam ser pensados, como: a adubação nitrogenada. Essa pode apresentar resultados diferentes dos propostos pelo estudo atual e, também, pode prejudicar na absorção dos gases de efeito estufa pelas florestas plantadas.


Dessa forma, as florestas de eucalipto figuram como uma alternativa eficaz na diminuição de gases de efeito estufa.


 

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


BIOMASSA BR. Biomassa Florestal: Estudo da Embrapa Cerrados mostra potencial de florestas plantadas no combate às emissões de gases poluentes. 2021. Disponível em: https://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=5606. Acesso em: 26 ago. 2021.


CANAL RURAL. Florestas de eucalipto contribuem na mitigação de gases de efeito estufa. 2021. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/florestas-eucaliptocontribuem-eliminacao-gases-efeito-estufa/. Acesso em: 26 ago. 2021.


DOURADOS NEWS. Pesquisador de MS participa de projeto que avalia emissões de Carbono em espécies de eucaliptos. 2021. Disponível em: https://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/pesquisador-de-msparticipa-de-projeto-que-avalia-emissoes-de-carbono/1163383/. Acesso em: 26 ago. 2021. CAPITALIST.


Embrapa afirma que eucaliptos contribuem na redução do efeito estufa. 2021. Disponível em: https://capitalist.com.br/embrapa-afirmaque-eucaliptos-contribuem-na-reducao-do-efeito-estufa/. Acesso em: 26 ago. 2021.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo