Fertilizantes de ação lenta gerados a partir de nanotecnologia.

Os fertilizantes são essenciais para agricultura brasileira, já que que são responsáveis pela alta produtividade e rentabilidade agrícola, garantindo assim produtos saudáveis e mais nutritivos, através do fornecimento ao solo os nutrientes que as plantas necessitam para germinar, produzir folhas, sementes e frutos. Em contra partida, também é um dos principais problemas que afligem a agricultura, já que a aplicação dos fertilizantes não é de extrema eficácia, trazendo perdas por principalmente lixiviação, volatilização e baixa absorção, impedindo que a planta utilize os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.


Visando contornar essa situação, a Embrapa Florestas vem investindo em pesquisas voltadas para a elaboração de fertilizantes de liberação lenta, que se resume em uma tecnologia que promete auxiliar em uma melhor incorporação do fertilizante no solo, evitando o desperdício e podendo reduzir grandes custos ao produtor rural. Para esse fim, o caminho principal é um projeto em parceria com a empresa Polli Fertilizantes Especiais, onde pretendem desenvolver um revestimento com polímero biodegradável utilizando nanopartículas para o recobrimento, proteção e liberação gradual dos fertilizantes. Por sua vez os fertilizantes de liberação lenta, gradual ou concentrada são constituídos de uma forma que a liberação dos nutrientes seja com velocidade inferior aos tradicionais, atrasando a disponibilidade dos compostos presentes, auxiliando às necessidades nutricionais da planta e também a perda de nutrientes.


Esse projeto consiste na utilização de nanotecnologia, que se refere ao estudo da manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular, ou seja, focando nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico (FISHBINE, 2002). Especificamente serão envolvidos no projeto a celulose de eucalipto, sulfato de cálcio (CaSO4), carbonato de cálcio (CaCO3) e alginato (C6H8O6)n. O polímero pode proteger por exemplo, o potássio contra perda por lixiviação ou o nitrogênio contra a perda por volatilização.


Comparando o fertilizante convencional ao da Polli Fertilizantes Especiais, o produto da empresa tem solubilidade melhor e facilidade de movimentação em profundidade de solo, para que possam atingir diversas regiões do sistema radicular. Utilizando em conjunto a agregação das nanopartículas com a metodologia que a Embrapa Florestal irá estudar, pretendem melhorar a ação e proporcionar benefícios que o fertilizante convencional não apresenta no momento. Além disso, a parceria visa trabalhar com matérias-primas biodegradáveis, tornando o produto mais compatível com sistemas agrossustentáveis.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


CAMARGO, M. S. D. A IMPORTÂNCIA DO USO DE FERTILIZANTES PARA O MEIO AMBIENTE. Pesquisa & Tecnologia, Sul, v. 9, n. 2, p. 2316-5146, dez./2012. Disponível em: http://www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2012/julho-dezembro-2/1317-a-importancia-do-uso-de-fertilizantes-para-o-meio-ambiente/file.html#:~:text=Assim%2C%20o%20uso%20eficiente%20dos,a%20saúde%20vegetal%20e%20humana.&text=Isso%20pode%20causar%20também%20redução. Acesso em: 15 out. 2021.


GLOBALFERT. Importância dos fertilizantes no desenvolvimento das plantas. Disponível em: https://www.globalfert.com.br/noticias/mercado/importancia-dos-fertilizantes-no-desenvolvimento-das-plantas/. Acesso em: 15 out. 2021.


REETZ, Harold F.; JR. Fertilizantes e seu Uso Eficiente. ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos, São Paulo, SP, v. 31, n. 455, p. 135-250, set./2017. Disponível em: https://www.ufla.br/dcom/wp-content/uploads/2018/03/Fertilizantes-e-seu-uso-eficiente-WEB-Word-Ouubro-2017x-1.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.


YARA BRASIL. A Importância dos Fertilizantes para o Mundo. Disponível em: https://www.yarabrasil.com.br/conteudo-agronomico/blog/importancia-fertilizantes-mundo/. Acesso em: 15 out. 2021.

0 comentário