• Ramo da Terra

[Ebook] Manejo Integrado de Pragas: Uma Alternativa Econômica e Sustentável.

Buscando uma nova estratégia para reduzir a utilização de agrotóxicos? O Manejo Integrado de Pragas, popularmente conhecido como MIP, pode ser a alternativa que você procura.

O MIP consiste em um conjunto de técnicas que pretende monitorar as pragas e mantê-las abaixo do nível de danos econômicos, ou seja, na menor densidade populacional da praga que causa prejuízos econômicos. Esse manejo é muito importante para a sustentabilidade do mercado agrícola e redução dos impactos ambientais, pois traz benefícios como: manter o equilíbrio do ambiente e a biodiversidade do agroecossistema, baixo índice de resistência das pragas, menor contaminação do lençol freático, do solo e de alimentos, preservação dos inimigos naturais e diminuição das perdas na lavoura. Além disso, pode-se considerar o desfoque na utilização do controle químico para o enfoque em um leque mais amplo de controle, não excluindo o anterior, mas forçando-o a ser utilizado de modo mais racional. Com a redução dos químicos e o planejamento, permite a otimização de gastos, já que o método possibilita a ação no momento correto.


Fonte: Rufino, RR/EMBRAPA


Para a implementação de um programa MIP em uma cultura, deve-se seguir alguns passos, visto que não consiste apenas em aplicar armadilhas e realizar o controle, pois o mesmo visa manter um equilíbrio ecológico. Portanto, para sua instalação é necessário inicialmente conhecer o agroecossistema local, ou seja, identificar as pragas capazes de causar danos a sua cultura, conhecer os agentes biológicos que irão ajudá-lo a controlar essas pragas e estudar os hábitos de ambos. Após isso, deve-se verificar a possibilidade de aplicar métodos culturais e variedades resistentes que serão importantes para preservar o equilíbrio populacional. Posteriormente, inicia-se o monitoramento e amostragens das pragas, a fim de identificar o nível populacional delas. A tomada de decisão a respeito de quando começar o controle deve ser baseada no nível de controle, logo, deve-se agir quando este for alcançado, onde há a menor densidade populacional da praga na qual táticas de manejo devem ser aplicadas, para que não atinja o nível de dano econômico e ocasione problemas na produtividade da cultura.

Acesse nosso EBOOK gratuito para receber informações mais detalhadas sobre como funciona todos os processos envolvidos no MIP.


Para baixar o Ebook clique aqui.



Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro)

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: ramodaterra.comercial@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej



Referências:

BALBINO, A. Guia prático sobre armadilhas de pragas para um bom manejo da lavoura. Disponível em: < https://agrosmart.com.br/blog/armadilhas-de-pragas-bom-manejo-da-lavoura/>. Acesso em: 16 de mai. de 2020.

BOAS PRÁTICAS AGRONÔMICAS. Manejo Integrado de Pragas: essencial para a sustentabilidade da produção – Importância do Manejo Integrado de Pragas. Disponível em: https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/manejo-integrado-de-pragas/. Acesso em: 16 mai. 2020.

BOSSOES, R. R. Avaliação e adaptação de armadilhas para captura de insetos em corredor agroflorestal. 2011. 34 f. Dissertação (Mestrado) - Fitossanidade de Biotecnologia Aplicada, Departamento de Entomologia e Fitopatologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R. P. L.; BATISTA, G. C.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J. R. P.; ZUCCHI, R. A.; ALVES, S. B.; VENDRAMIN, J. D.; MARCHINI, L. C.; LOPES, J. R. S.; OMOTO, C. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002. 920 p.

GIRALDELI, A.L. LAVOURA 10: As perguntas (e respostas!) mais frequentes sobre Manejo Integrado de Pragas. AEGRO, 2 fev. 2018.

MAIOLI, T. F. Por que você deve fazer monitoramento de pragas e como inicia-lo? 2019. Disponível em: <https://blog.aegro.com.br/monitoramento-de-pragas/>. Acesso em: 16 de mai. de 2020.

MAIOLI, T. F. Tudo o que você precisa saber sobre manejo integrado de pragas. 2019. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/manejo-integrado-de-pragas/>. Acesso em: 16 de mai. de 2020.

PICANÇO, M. C. Manejo integrado de pragas. Departamento de Biologia Animal, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010. 146 p.

TAGUCHI, V. O que é manejo integrado de pragas (MIP)? 2014. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Colunas/fazenda-sustentavel/noticia/2014/03/guia-de-boas-praticas-o-que-e-manejo-integrado-de-pragas-mip.html>. Acesso em: 16 de mai. de 2020.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.