• Ramo da Terra

Dificuldades de um pequeno produtor

O Brasil é um país que possui uma extensa área territorial, e com isso existe diversas regiões com suas peculiaridades e características. Hoje nosso país tem uma das maiores desigualdades em relação a distribuições de terras do mundo, nos estados como o Mato grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia esta desigualdade se mostra maior, se relacionando com o fato de ser regiões focadas em agricultura de monoculturas com alto potencial produtivo, por outro lado, nos estados de Santa Catarina, Amapá e Espirito Santo aonde o que é mais recorrente é a agricultura familiar esta desigualdade é menor. Um estudo mostra que em todos os estados 10% das maiores propriedades abrangem 50% de toda área agrícola e em seis estados os 10% das maiores propriedades atingiam 70% da área.


Com isso grande parte das propriedades do Brasil são de pequenas áreas, e essas terras são designadas em sua maior para subsistência do produtor rural e para o mercado interno do país, e esse tipo de produção se difere muito das grandes lavouras de monocultura encontradas principalmente no Centro-Sul brasileiro. Estes pequenos agricultores são responsáveis por aproximadamente 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. Isso mostra como esta parcela de agricultores é de extrema importância e impacto dentro da sociedade como um todo.


O pequeno produtor necessita da terra para sua sobrevivência, o agronegócio necessita de grandes áreas e produz um tipo único de produto em grande quantidade, tendo como foco a exportação. A atividade deste produtor na maioria das vezes se encaixa na agricultura familiar, porém, uma das dificuldades é manter descendentes no ramo. A área da agricultura familiar vem diminuindo com os anos e isso se deve as dificuldades enfrentadas por eles. As vezes se veem forçados a competir em clima desfavorável, devido aos avanços dos interesses do agronegócio, outro fator para o pequeno produtor rural é o escoamento da produção, devido as dimensões do Brasil, problemas com o trajeto e o custo por quilômetro rodado, nem sempre é viável.


Com esses obstáculos a serem enfrentados dentro desta modalidade de agricultura tão importante para o país, existem empresas das quais possam ajudar este pequeno agricultor em todos os processos produtivos dentro de sua propriedade, o que torna mais viável para ele realizar suas atividades visando lucros, e entendendo todas burocracias e processos pelos quais sua pequena “empresa” deve passar.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências:

https://www.politize.com.br/agricultura-familiar/#:~:text=Esses%20pequenos%20agricultores%20s%C3%A3o%20respons%C3%A1veis,aves%20e%2030%25%20dos%20bovinos.

https://www.beefpoint.com.br/desigualdade-da-distribuicao-de-terras-no-pais-e-uma-das-mais-altas-do-mundo/

http://revistasafra.com.br/a-situacao-e-os-desafios-do-pequeno-agricultor-no-brasil/

https://www.grupocultivar.com.br/artigos/a-situacao-e-os-desafios-do-pequeno-agricultor-no-brasil

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.