Descoberta de milho que se auto fertiliza

A variedade descoberta, do milho que se auto fertiliza, captura nitrogênio de ar e não necessita de fertilizantes para completar sua demanda.

O nitrogênio é um dos nutrientes exigidos em maior quantidade pelas plantas, pois desempenha papeis cordiais diretamente ligados à composição de aminoácidos e proteínas. Além disso, é o responsável pelo desenvolvimento e crescimento das raízes, caules e folhas.


Até o momento, apenas algumas plantas leguminosas possuem a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio e utilizá-las por meio de uma simbiose das raízes com bactérias. Mas de modo geral, grande parcela das culturas necessita de grandes quantidades de nitrogênio, e o modo mais utilizado para suprir essa demanda são os fertilizantes inorgânicos, os quais são feitos a partir de combustíveis fósseis e transformados em fertilizantes pelas indústrias químicas. Este processo gera um alto gasto energético, além de liberar gases de efeito estufa.


Porém, a equipe comandada por Alan Bennett, professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, identificou uma espécie de milho, na região mexicana de Sierra Mixe, capaz de adquirir o nutriente pelo ar, concluindo que de 29% até 82% de seu nitrogênio é captado da atmosfera, de forma que sua fixação ocorre através de bactérias diazotróficas presentes na mucilagem das raízes aéreas.


Outro fator importante citado está na diferença das raízes áreas dessa variante incomum comparado as demais espécies do cereal. Notou-se que na qualidade encontrada em Sierra Mixe, a formação dessas raízes permanece por mais tempo comparadas aos outros modelos, de modo que a formação cessa após a transição para a fase adulta. Esse prolongamento da formação, produz de três a quatro vezes mais raízes aéreas, as quais secretam quantidades significativas de mucilagem, como visto acima, essencial para a capitação de nitrogênio.


Essa descoberta é um grande passo para novas linhas de estudo, amparando e auxiliando futuras equipes de pesquisa. Junto a isso, essa conquista leva esperança em busca de novos métodos que não necessitem ou exigem menor demanda de fertilizantes nitrogenados.


Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


https://www.agrolink.com.br/noticias/descoberto-milho-que-se-auto-fertiliza--fim-dos-nitrogenados-_454439.html


https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/o-que-e-npk-e-como-o-adubo-deve-ser-utilizado/





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo