• Ramo da Terra

Cultura do Feijão: estratégias de sustentabilidade

Atualizado: Mai 11

O feijão é uma cultura de extrema representatividade no país, apresentando uma característica versátil de produção, cultivo em várias regiões brasileiras e grande importância, tanto econômica quanto social. Visando valorizar todos os processos dentro da cadeia produtiva da cultura, um tema que abre discussões é a sustentabilidade.


Essa pauta engloba assuntos como, a diversidade e os atributos do solo, onde a maior parte do sistema está em desequilíbrio, visto que há grande suscetibilidade a ataques de patógenos resistentes, ou seja, que podem permanecer no solo por grande período de tempo, além de problemas fitossanitários. Como consequência disso, o sistema radicular é afetado negativamente, apresentando problemas no seu estabelecimento que irão afligir, posteriormente, o crescimento e o desenvolvimento do feijão, assim como sua produtividade pode ser inviabilizada.


Para promover uma relação solo-planta positiva e garantir uma renda elevada, existem formas de melhorar a produção, conhecidas como estratégias de sustentabilidade, sendo elas: a regeneração do solo juntamente com a rotação de gramíneas e leguminosas, para que o manejo do desequilíbrio seja adequado; diversificação da propriedade; verticalização do plantio; utilização de mecanismos indutores, em que a planta produz compostos de defesa – hiperparasitismo, antibiose – e a associação dessas estratégias.

Além disso, a Embrapa está apostando na técnica de utilizar bactérias do gênero Rhizobium para serem inoculadas no feijoeiro, sendo que as principais vantagens são a diminuição da poluição ambiental causada pelo potencial contaminante do nitrogênio, e a redução dos custos de produção, pois a bactéria proporciona a formação de nódulos na raiz que faz a planta absorver e fixar o nitrogênio advindo do ar, permitindo assim que a adubação nitrogenada seja substituída.


https://plantarcrescercolher.blogspot.com/2015/09/feijao-caracteristicas-e-importancia-da.html


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/02/feijao-combate-a-anemia-e-ajuda-na-perda-de-peso-veja-7-beneficios.htm

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


FERREIRA, A.L. Embrapa Agrobiologia Notícias: Agricultores conhecem práticas sustentáveis para o cultivo de feijão em Araruama/RJ. Rio de Janeiro, 26 de jun de 2013.


MAZZIOTTI, M. Gazeta do Povo: Paraná pode bater recorde histórico na produção de feijão 2ª safra. 24 de mai de 2019.


PIMENTAL, A. Revista Cultivar: Agro em Debate fala sobre a cultura do feijão e a importância da sustentabilidade. 01 de abr de 2021.

0 comentário