• Ramo da Terra

Colheita de Grãos

Atualizado: Mai 11

A colheita é uma das etapas de maior importância dentro de todo o processo produtivo na agricultura, onde erros podem acarretar em perdas significativas na produção da lavoura, este fato abrange todas as culturas, e isso pode se tornar um problema ainda maior quando a cultura é utilizada como fonte de renda para o produtor. Para conseguir ter sucesso na fase da colheita, o produtor rural deve se planejar, integrando o sistema de produção e planejando todas as suas fases, assim, o grão colhido pode apresentar um bom padrão de qualidade. Existem dois tipos de colheita, a manual, e a mecanizada, a escolha entre essas duas depende da cultura e do nível tecnológico que o produtor tem a sua disposição, neste texto iremos aborda a colheita mecanizada.


A parte operacional também é um fator a ser levado em consideração neste momento da produção. A questão da eficiência operacional, quando é feito uma colheita mecanizada, pode ser prejudicada devido ao tempo de descarga, as manobras que são realizadas na cabeceira, o deslocamento entre talhões e outras atividades, que a princípio parecem não fazerem a diferença, mas principalmente em grandes áreas pode acabar atrasando a colheita, além de aumentar os custos da atividade.


Com o intuito de aumentar o rendimento, as áreas devem ser separadas com carreadores, pois assim, facilita a movimentação da colhedora e também o escoamento da colheita por caminhões ou carretas. A desuniformidade das glebas em condições de campo, podem altera a capacidade de se utilizar a colhedora. Para se ter uma colheita eficiente, é necessário uma boa regulagem e manutenção dos maquinários, uma adequada velocidade da colhedora, o teor de umidade dos grãos e também calcular a perda que está tendo na área e ver se está em uma quantidade aceitável.


Cada cultura tem seu ponto ideal para ser colhida, variando de acordo com as características e finalidade da produção. Um fator importante para grãos, é a umidade, que deve ser levada em consideração tanto no momento da colheita quanto para o armazenamento, pois, se o grão não tiver com uma umidade adequada pode haver mais perdas no momento de colheita, poderá acarretar problemas em relação a qualidade deste grão, além do que deverá passar pela secagem para poder ser armazenado. Desta maneira, apesar da etapa da colheita aparentar ser simples, é uma fase crucial, aonde pequenos erros podem gerar grandes perdas.


Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


EMBRAPA. Colheita e Pós-colheita. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_sisal/arvore/CONT000fckl80cd02wx5eo0a2ndxynhaexhv.html. Acesso em: 7 mar. 2021.


MYFARM. Do plantio à colheita das culturas: a importância de ficar atento aos prazos. Disponível em: https://myfarm.com.br/colheita/. Acesso em: 7 mar. 2021.


REVISTA CULTIVAR. Eficiência operacional na colheita. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/eficiencia-operacional-na-colheita. Acesso em: 7 mar. 2021.

0 comentário