Cobertura do solo diminui o aparecimento de plantas espontâneas
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) descobriu que o uso da cobertura do solo reduz o número de plantas espontâneas e cultivo consorciados. Foi realizado em parceria com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O uso de cobertura morta sobre canteiros consorciados de hortaliças reduz consideravelmente a mão de obra empregada no controle de plantas espontâneas em SAFs e a pleno Sol. “Constatamos que essa é uma alternativa de baixo custo, eficiente no controle de plantas espontâneas e na otimização do uso da mão de obra pelos agricultores”, explica o analista Waldemore Moriconi, da Embrapa Meio Ambiente, coordenador do estudo.
“Evidenciou-se que o uso de cobertura morta nos canteiros consorciados de hortaliças reduziu o número de plantas espontâneas, os autores constataram que o número de plantas espontâneas em todos os tipos de cobertura foi inferior ao número de plantas existentes na testemunha sem cobertura. Ao comparar a ocorrência do número de plantas espontâneas nos tratamentos sem cobertura do solo nos dois sistemas de cultivos, constatou-se que no SAF o número de plantas foi consideravelmente menor que o encontrado a pleno sol”, conclui.
A cobertura morta é uma prática cultural pela qual se aplica, sobre a superfície do solo, uma camada de material orgânico, sem que esta cobertura seja incorporada ao solo. Influencia positivamente as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo, criando condições ótimas para o crescimento radicular.
Além disso, retém a umidade do solo, ao reduzir perdas excessivas de água por evaporação, o uso da cobertura diminui o impacto das chuvas sobre o solo e seus processos erosivos, evita variações bruscas de temperatura do solo, reduz gastos de mão-de-obra nas capinas e enriquece o solo com nutrientes após a decomposição do material orgânico, permitindo melhorar o desempenho das culturas.
Se interessou pelo conteúdo?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)
Email: marketing@ramodaterraej.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
DIA, Agro em. Cobertura do solo afasta plantas espontâneas de cultivos consorciados. 2022. Disponível em: https://agroemdia.com.br/2022/02/20/cobertura-do-solo-afasta-plantas-espontaneas-de-cultivos-consorciados/. Acesso em: 24 fev. 2022
GOTTEMS, Leonardo. Cobertura do solo diminui ocorrência de plantas espontâneas. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/cobertura-do-solo-diminui-ocorrencia-de-plantas-espontaneas_462485.html. Acesso em: 24 fev. 2022.