top of page

CARBENDAZIM: agora proibido no Brasil


O carbendazim é um fungicida que é utilizado para controlar doenças vegetais. No Brasil, o carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais comercializados e tem o uso agrícola aprovado para a modalidade foliar nas culturas de algodão, cana de açúcar, cevada, citros, feijão, maçã, milho, soja e trigo, e para a aplicação em sementes nas culturas de algodão, arroz, feijão, milho e soja. É também usado controversamente em Queensland, Austrália nas plantações de macadâmia. Atualmente, existem 41 produtos formulados e 33 produtos técnicos à base de carbendazim com registro ativo no Brasil e 25 empresas detentoras de registros desses produtos formulados e técnicos. Em fevereiro deste ano, a diretoria-colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu a votação do relatório que recomenda a proibição do uso de agrotóxicos compostos de carbendazim para que os votantes pudessem analisar o documento com mais cautela. Isso porque os impactos da proibição ou da liberação do agrotóxico serão grandes tanto na economia quanto na saúde da população. Em alguns estudos feitos notaram que altas doses de carbendazim causam infertilidade e destroem os testículos de animais de laboratório. Porém, a discussão em torno da proibição desse defensivo agrícola no Brasil ocorre pois segundo os especialistas, o fungicida não deve ser exposto a seres humanos em nenhuma hipótese, porque pode causar danos a seus sistemas endócrino, hepático e reprodutor.


Nesta segunda-feira (8/8), a Anvisa aprovou por unanimidade a proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que proíbe, em todo o país, o uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos. Essa medida visa proteger a saúde da população e dos trabalhadores rurais, considerando os riscos decorrentes do uso do carbendazim. A descontinuação da importação, da produção, da comercialização e do uso de produtos técnicos e formulados à base de carbendazim deve ocorrer em até 12 meses, de maneira gradual e contínua, conforme cronograma constante da Resolução aprovada. A fim de evitar que a imediata proibição acabe resultando em danos ao meio ambiente, devido à queima ou ao descarte inadequado dos produtos já adquiridos pelos produtores, a Anvisa optou por implementar uma eliminação gradual de agrotóxicos contendo carbendazim. A importação, tanto do produto técnico como do formulado, será proibida de imediato.


Com a proibição desse fungicida, a relatora do processo, Cristiane Rose Jourdan, diretora da Anvisa, entende que de início os principais alimentos dos pratos brasileiros podem sofrer uma alta nos preços, mas ela também reforça que os efeitos não devem afetar os bolsos da população por muito tempo. A área técnica da Anvisa apresentou avaliações feitas por entidades especializadas, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa. Os dois órgãos indicaram que há substitutos disponíveis para o carbendazim e que a proibição do uso do produto químico não causaria um grande impacto econômico ao país.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


AGRO, Canal. Carbendazim: o fungicida que pode ser proibido pela Anvisa. 2022. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/saude-no-campo/carbendazim-o-fungicida-que-pode-ser-proibido-pela-anvisa/. Acesso em: 12 ago. 2022.


BRASIL, Agência. Anvisa proíbe uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos. 2022. Disponível em: https://istoe.com.br/anvisa-proibe-uso-do-fungicida-carbendazim-em-produtos-agrotoxicos/. Acesso em: 12 ago. 2022.


MERLADETE, Aline. URGENTE: uso do carbendazim é proibido em todo Brasil. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/urgente--uso-do-carbendazim-e-proibido-em-todo-brasil_468755.html#. Acesso em: 12 ago. 2022.


WIKIPÉDIA. Carbendazim. 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carbendazim. Acesso em: 12 ago. 2022.



0 comentário
bottom of page