• Ramo da Terra

Calagem e Gessagem: principais diferenças

As duas práticas agrícolas mais conhecidas e comumente realizadas sempre geram muitas dúvidas desde estudantes até produtores rurais. Afinal, qual a diferença entre calagem e gessagem?

Aproximadamente 60% dos solos brasileiros são ácidos, e essa acidez pode reduzir até à metade da produtividade das culturas. Para corrigir esse problema, a aplicação de calcário - calagem - é recomendada, baseada na análise de solo na profundidade de 0-20 centímetros. A calagem é muito importante para aumentar o pH do solo neutralizando sua acidez, reduzir a disponibilidade de Alumínio e Manganês, fornecer Cálcio e Magnésio, estimular a disponibilidade de Fósforo, estimular o crescimento radicular, melhorar as propriedades físicas e químicas do solo, aumentar a eficiência dos fertilizantes, e por fim aumentar a produtividade das culturas. Vale ressaltar que deve ser feita três meses antes do plantio da cultura para que o corretivo possa reagir com o posterior início das chuvas, distribuído a lanço em condições climáticas favoráveis, ou seja, quando não houver muito vento para evitar as perdas e melhorar a uniformidade da operação.

A recomendação de aplicação de gesso agrícola ou gessagem, é baseada na análise de solo na profundidade de 20-40 centímetros. Pode-se citar os objetivos dessa prática, como: diminuir o Alumínio trocável nas camadas subsuperficiais, fornecer Cálcio e Enxofre, melhorar o crescimento radicular em maior profundidade para a planta explorar um maior volume de solo. Possui uma solubilidade maior que a do calcário, sendo considerado um condicionador de solo e não um promotor de neutralização da acidez do solo, além disso não deve ser aplicado simultaneamente ao calcário para que não haja interferência na atuação do corretivo. No Estado de São Paulo, a gessagem é necessária quando a Saturação por Alumínio (m%) é maior que 40 e/ou quando o Cálcio é menor ou igual a 4 mmolc/dm3 na camada de subsuperfície de 20-40 centímetros.



https://rehagro.com.br/blog/saiba-quando-usar-calcario/

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:

SCARPIN, J. LAVOURA 10. O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE CALAGEM E GESSAGEM. Blog AEGRO, 23 abr. 2018.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.