top of page

Bioinseticida para controle da mosca-branca chega ao mercado

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a ideia para a otimização do controle de pragas agrícolas, como: ácaros, insetos, doenças e plantas daninhas. Tal termo se refere à integração de diferentes ferramentas de controle, como os produtos químicos, agentes biológicos (microrganismos, predadores, parasitóides e entomopatógenos – bactérias, fungos ou vírus), extratos de plantas, feromônios, variedades de plantas resistentes às pragas citadas. Compreende-se por bioinseticidas os agentes biológicos que realizam o controle de insetos-pragas de uma cultura, logo, os patógenos mais utilizados como bioinseticidas na agricultura são bactérias, vírus, fungos, protozoários e nematóides. Uma parceria público-privada entre a Embrapa e a empresa Lallemand Plant Care coloca no mercado o inseticida biológico Lalguard Java, uma alternativa sustentável para o controle da mosca-branca (Bemisia tabaci), praga que causa danos a mais de 40 cultivos no Brasil.

A mosca-branca (Bemisia tabaci) é um inseto sugador de seiva e polífago, que coloniza mais de 600 espécies de plantas, muitas dessas de importância agrícola como Leguminoseae (soja, feijão e outros), Asteraceae (crisântemo), Malvaceae (algodão), solanaceae (tomate), cruciferae (Couve), Curcubitaceae (melão). Os danos diretos deste inseto são causados pela sucção de seiva e injeção de toxinas pelas ninfas e adultos, quando se alimentam, provocando alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, amadurecimento irregular de frutos e às vezes até causar a morte da planta. O dano mais sério causado pelo inseto é por ser vetor de várias viroses, o vírus do mosaico dourado do feijoeiro, o vírus do mosaico anão e o vírus do mosaico crespo em soja e o vírus do mosaico comum do algodoeiro, são alguns exemplos.

O bioinseticida Lalguard Java foi elaborado a partir de uma cepa do fungo Cordyceps javanica, que apresenta eficiência no controle de ninfas e adultos de mosca-branca, que vai crescer extensivamente a partir de insetos mortos e infecta outros insetos nas folhas, o que resulta em alta mortalidade da praga, porém, tal bioinseticida se demonstra inofensivo a seres humana, outros vertebrados e insetos benéficos. Ao formular tal produto as cepas do fungo coletadas de ninfas e adultos da mosca-branca a campo foram isoladas em meio deccultura para dar início às pesquisas. Após essa etapa, foi conduzida análise molecular, via sequenciamento genético, para determinar as espécies presentes nas amostras, quando foram identificadas 11 cepas do fungo Cordyceps javanica. O passo seguinte foi testar essas amostras quanto ao grau de efetividade para controle de mosca-branca em experimentos de laboratório, casa telada e campo. O resultado desses trabalhos foi a seleção da cepa BRM 27666 de Cordyceps javanica.

Logo, a cepa BRM 27666 mostrou eficácia em ambientes com alta ou baixa umidade, o que é um ponto positivo para sua aplicação nas lavouras. Trata-se de um formulado em pó molhável, aplicado via pulverização foliar, que contém conídios do fungo, ou seja, estruturas de germinação, que penetram na mosca-branca por contato, sem a necessidade de ingestão, o que é um aspecto importante, pois não depende da alimentação do inseto para a infecção. Segundo a entomologista da Embrapa Eliane Quintela, que foi uma das responsáveis pela pesquisa que deu origem ao produto, “Esse bioinseticida confere proteção às plantas, deixa zero resíduo no alimento e é compatível com outros inseticidas, herbicidas e adjuvantes. O produto reduz também a possibilidade de resistência da mosca-branca e causa baixo impacto em insetos benéficos às lavouras, sendo uma alternativa aos defensivos químicos convencionais”.


 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (15) 99169-7094 (Leonardo)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


Bioinseticida para controle da mosca-branca chega ao mercado. Embrapa.br. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/78025832/bioinseticida-para-controle-da-mosca-branca-chega-ao-mercado>. Acesso em: 9 fev. 2023.

BATISTA, Everaldo. Mosca-branca uma praga polífaga e de difícil controle. Promip. Disponível em: <https://promip.agr.br/mosca-branca-praga-polifaga-dificil-controle/>. Acesso em: 9 fev. 2023.

Manejo Integrado de Pragas. Promip. Disponível em: <https://promip.agr.br/manejo-integrado-de-pragas/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20MIP%3F,%2C%20doen%C3%A7as%20e%20plantas%20daninhas).>. Acesso em: 9 fev. 2023.

0 comentário
bottom of page