Biocombustíveis chamam a atenção de investidores para a substituição dos combustíveis fósseis

Dados de 2018 apontam que aproximadamente 8 milhões de pessoas morreram devido aos efeitos da poluição, advindos da queima de combustíveis fósseis, como o diesel e o carvão. Apenas o setor agropecuário emitiu cerca de 598,7 milhões de toneladas de CO2 (2019), sendo o responsável por 28% dos gases do efeito estufa no Brasil. Perante esse enorme problema ambiental, a tendência é um aumento na procura de novas fontes de energia, como o uso de biocombustíveis sustentáveis.


Algumas empresas já partiram em busca de novas alternativas, como o caso da startup LanzaJet, sediada em Chicago, gigante do setor de aviação. A empresa pretende utilizar biocombustíveis à base de plantas para suprir sua necessidade energética, de forma que possa substituir combustíveis fósseis, os quais contribuem para uma boa parcela da emissão de gases prejudiciais à camada de Ozônio. Embora ainda não tenha conseguido gerar um produto final, tal startup conta com apoio financeiro que garante que a pesquisa tenha andamento, podendo citar investimentos da Microsoft e até do Departamento de Energia dos EUA.


Por outro lado, a New Holland, uma das marcas da CNH Industrial, fabricante de máquinas agrícolas e equipamentos para a indústria pesada, anuncia que o trator movido a metano será vendido no Brasil. A máquina nomeada como “T6 Methane Power” é uma das grandes apostas sustentáveis da companhia. Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture afirma que é evidente o potencial brasileiro para a produção do biometano, de maneira que o produtor possui capacidade de ser auto suficiente perante essa fonte de energia. O T6 Methane Power deverá custar 35% a mais que modelos equivalentes movidos a diesel, porém polui 80% menos, gerando 40% de economia durante a produção.


De acordo com estudos, 1 em cada 5 mortes no mundo são relacionadas a esse problema ambiental, podendo concluir a importância da utilização de fontes que são menos prejudiciais. Algumas empresas e investidores já demonstram interesse nesta busca, e mesmo existindo alternativas no mercado, algumas adversidades impedem o seu acesso por produtores e indústrias, como preços elevados.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


GOTTEMS, Leonardo. Gigante da tecnologia aposta em biocombustíveis. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/gigante-datecnologia-aposta-em-biocombustiveis_461868.html. Acesso em: 10 fev. 2022


LEONE, Cinthia. Poluição gerada por combustíveis fósseis é responsável por 1 em cada 5 mortes no mundo. 2022. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2021/02/10/poluicao-gerada-por-combustiveisfosseis-e-responsavel-por-1-em-cada-5-mortes-no-mundo/. Acesso em: 10 fev. 2022.


RURAL, Compre. TRATOR MOVIDO A BIOMETANO SERÁ VENDIDO NO BRASIL. 2022. Disponível em: TRATOR MOVIDO A BIOMETANO SERÁ VENDIDO NO BRASIL Leia mais em: https://www.comprerural.com/tratormovido-a-biometano-sera-vendido-no-brasil/. Acesso em: 10 fev. 2022.















0 comentário

Posts recentes

Ver tudo