• Ramo da Terra

Bactérias Promotoras de Crescimento e sua Importância na Agricultura Orgânica.

A conscientização do mercado consumidor, causou o aumento da procura por produtos orgânicos, isso faz com que os produtores busquem novas alternativas para atingir o potencial produtivo máximo do sistema orgânico. As bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP’s) apresentam resultados promissores por conta de efeitos como: comprimento de raízes, aumento de quantidade de folhas, flores e de área foliar, além de contribuir na fixação de nitrogênio leguminosas quando associadas as bactérias fixadoras.


Fonte: O SBS Laboratório, análises agronômicas e veterinárias. Disponivel em: https://sbslaboratorio.com.br/bacterias-promotoras-de-crescimento-vegetal/


O impacto das BPCP’s na agricultura é por conta desses microrganismo podem estimular a fixação nitrogênio, podem solubilizar nutrientes e até mesmo produzir hormônios promotores de crescimento, além disso algumas bactérias podem atuar como antagonistas a patógenos como fungos e outras bactérias, essas características se tornam ainda mais atrativas para produção de orgânicos, pois são microrganismos que se enquadram nas diretrizes dessa maneira produção.

Estudos que buscam entender a relação desses microrganismos com as plantas de interesse produtivo além de buscar novas estirpes que possam proporcionar a produtividade máxima, como por exemplo na produção de tomate, pimentão e alface que apresentam resultados positivos em cultivo protegido.


Foto: GIR 'Interações Microorganismo Planta'. Disponível em: https://www.dicyt.com/noticia/duas-cepas-de-bacterias-aumentam-a-producao-e-qualidade-de-tomates-e-pimentoes


Ao utilizar tais bactérias é necessário o conhecimento prévio das espécies e estirpes que tem um efeito positivo na cultura desejada, pois na grande maioria a interação microrganismo/planta são específicos, ou seja, os efeitos benéficos só serão observados quando a relação dos organismos é eficaz.

Dessa forma podemos dizer que técnica de inoculação e co-inoculação podem ser amplamente aplicadas de forma a ajudar o produtor, podendo diminuir os gastos e potencializar a produção.


Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro)

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: ramodaterra.comercial@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej



Referências:

SOUSA, C. S.; Soares, A. C. F.; Garrido M. S. Produção de mudas de tomateiro em substrato orgânico inoculado e incubado com estreptomicetos. Solos e nutrição de plantas. Bragantia, Campinas, v.68, n.1, p.195-203, 2009

OBRZUT, V. V.; Características agronômicas e alterações bioquímicas do tomateiro em função do uso de bacillus subtilis em sistema de cultivo orgânico. 2016. 59f. tese (Mestrado em Produção Vegetal, Departamento de Fitotecnia e Fitossanistarismo) – Universidade estadual do Paraná, Curitiba, 2016.


© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.