As inovações tecnológicas auxiliando o aumento da produtividade

Um dos principais desafios da humanidade para os próximos anos é atender a demanda global por alimentação, estima-se que em 2050 a população mundial seja de 10 bilhões de pessoas. Para que se atenda as necessidades populacionais, deve-se trabalhar com dois fatores, são eles: o aumento de terra produtiva ou o aumento da produtividade.


Sabe-se que o aumento de terra produtiva não é uma realidade, pois existem vários fatores que interferem para que esse aumento se concretize, sendo, um deles, a retirada de matas nativas para produção agrícola. Portanto, resta o aumento da produtividade.


Pode-se conseguir uma maior produtividade de várias maneiras, sendo uma delas a utilização correta das novas tecnologias. Atualmente, fala-se em agricultura 4.0, tamanha inovação que adentrou no meio de produção agrícola através da utilização e adaptação de drones, sistemas interligados, maquinários da mais alta tecnologia, sensores, sistemas mais eficientes de irrigação, entre outros.


Com o advento dessas inovações, quase que todos equipamentos estão interligados dentro de uma rede agrícola, gerando uma quantidade elevada de dados que, se analisados corretamente, fornecem uma maior eficiência produtiva em cada etapa do processo de produção agrícola. A essa inovação, dá-se o nome de Big Data, que pode ser definida como a análise de uma quantidade elevada de informações. Atualmente, essas informações podem ser analisadas por um smartphone em tempo real por um gestor de propriedade rural sem que o mesmo esteja no local de produção.


Outra inovação é a utilização de sensores com o intuito de obter informações de imediato, reduzindo assim o custo de produção, pois quanto mais rápido for a intervenção em algum problema na cadeia de produção, menor será o valor gasto para corrigi-lo. Esses sensores já são utilizados em propriedades rurais no monitoramento de nutrição de solos, temperatura e umidade do solo, entre outros processos.


Existem várias outras tecnologias que auxiliam no aumento da produtividade nos tempos atuais, como por exemplo a utilização de drones para realização de mapeamento de terra além de serem utilizados também na identificação de pragas e até no combate delas sendo usado para aplicação de defensivos em locais de difícil acesso. Outra forma que, atualmente, se utiliza os drones é na identificação de plantas daninhas nas lavouras.


Com a adoção dessas novas práticas, onde se utiliza a tecnologia associada às cadeias de produção agrícola, os benefícios são consideráveis tanto no âmbito sustentável, econômico e produtivo. Através de uma série de informações que são geradas e analisadas corretamente, o desempenho em cada etapa é crescente. Vale ressaltar que para a implantação dessas novas tecnologias, hoje em dia, ainda é de alto custo, outro ponto a ser destacado é a tecnificação das pessoas que farão uso de tais ferramentas, a capacitação de profissionais da área é imprescindível para que haja um aumento na produtividade.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


A agricultura do futuro começa em 3, 2, 1... Expresso.pt. Disponível em: https://expresso.pt/sociedade/2021-12-04-A-agricultura-do-futuro-comeca-em3-2-1-6a693d26. Acesso em: 8 Dec. 2021.


Agricultura 4.0: Benefícios e Desafios. Tecnicon.com.br. Disponível em: . Acesso em: 2 Dec. 2021


Agricultura Contribui Para O Aumento Da Produtividade Do Setor. Agrishow.com.br. Disponível em: https://www.agrishow.com.br/pt/imprensa/releases-feira/agricultura-4-0- contribui-para-o-aumento-da-produtividade-do-setor.html. Acesso em: 2 Dec. 2021


Webinar| Formação De Liderança No Agronegócio. Portal.fgv.br. Disponível em: https://portal.fgv.br/eventos/webinar-formacao-liderancas-agronegocio. Acesso em: 9 Dec. 2021










0 comentário

Posts recentes

Ver tudo