As Implicações com a importação de adubos e fertilizantes no Brasil
Nesses últimos dias, um dos assuntos mais comentados e discutidos foi a crise energética que está ocorrendo na China. A alteração das suas fontes energéticas está retardando a produção de insumos e produtos, onde consequentemente a exportação também será afetada.
O Brasil, tem como um dos seus parceiros comerciais mais importantes a China. Os adubos e fertilizantes foram os produtos mais importados pelo Brasil durante o ano de 2020 (cerca de US$ 6,5 bilhões). Com o atraso na produção, esse nicho certamente será atingido e a ausência desse produto em nosso país será incômodo.
Afinal, quais problemas a escassez de adubos e fertilizantes podem causar? profissionais que analisam o cenário do mercado atual expõe que além da crise de abastecimento nacional, muito provavelmente a inflação será a protagonista no dia a dia dos brasileiros. A demanda de alimentos será muito alta, mas a oferta não será capaz de suprir toda essa necessidade.
Como exemplo, a cultura do milho e sua produção no período da segunda safra ou safrinha, haverá complicações. O custo do alimento/produto será elevado devido à crise na importação de fertilizantes e adubos. Não somente o milho terá reajustes, outros segmentos que necessitam dessa cultura também serão forçados a alterar os seus preços. As carnes suínas e aves, que são acessíveis na mesa dos brasileiros nos dias de hoje, utilizam o milho com uma das fontes de alimento, ou seja, também sofrerá ascensão nos preços.
Em suma, a dificuldade na importação de adubos e fertilizantes da China irá sensibilizar a produção do meio agrícola e suas secções, além de desestabilizar a economia e o cotidiano de inúmeros brasileiros.
Se interessou pelo conteúdo?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)
Email: marketing@ramodaterraej.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Referências bibliográficas:
MOUTINHO, Laura. Falta de fertilizantes indica mais inflação na mesa em 2022. Disponível em: <https://www.suno.com.br/noticias/falta-fertilizantes-inflacao-mesa-2022/>.
RIORDAN, Primrose et al. Crise energética na China ameaça mundo com longa falta de produtos. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/10/crise-energetica-na-china-ameaca-mundo-com-longa-falta-de-produtos.shtml>.
SANTANDER PROGRAMA AVANÇAR. Importação: conheça os principais produtos importados pelo Brasil. Disponível em <https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/internacionalizacao/ produtos-mais-importados-pelo-brasil/>.