As geadas persistem e os danos a produção brasileira aumentam

As condições climáticas dos últimos meses, marcadas pela seca e pelas frentes frias, vêm causando graves consequências na agricultura brasileira. Após as perdas provocadas pela frente fria do final do mês de junho, o produtor voltou a ver sua produção comprometida devido à nova massa de ar frio na segunda quinzena de julho.


No Sul do Brasil, onde se registra as temperaturas mais baixas do país, as perdas nas lavouras de trigo agora somam 95%, sendo que, a primeira onda fria já havia comprometido um total de 30%. Já os produtores de café não tiveram a produção desse ano comprometida, visto que, grande parte da colheita já havia sido realizada, entretanto, muitos já podem visualizar grandes impactos para a próxima safra. Na economia, a repercussão do clima já pode ser notada, uma vez que a possível redução da oferta de café no mercado fez com que seu preço alavancasse. De acordo com o Canal Rural, o café arábica ultrapassou o valor histórico de R$ 1 mil por saca.


Já com relação à produção de milho, o estado do Paraná, segundo maior produtor do grão no país, também registrou perdas devido às frequentes geadas. De acordo com o Globo Rural, houve uma queda de 53% com relação à expectativa de colheita, o que pode levar o estado a ter que importar o grão de outros estados ou países para suprir suas necessidades, pois sua produção não será suficiente para atender seu mercado interno.


No que tange à produção de cana-de-açúcar, a principal região produtora, Ribeirão Preto, registrou na terça-feira (dia 20/07) a temperatura mais baixa do ano, até o momento não se sabe como a cana irá reagir a estas condições, entretanto, há estimativas de que a safra deste ano seja menor. A produção de cana-de-açúcar também foi grandemente afetada pela crise hídrica. De acordo com o portal de notícias Exame, a produção deve cair em torno de 100 milhões de toneladas em relação ao ano anterior para 510 milhões de toneladas para a temporada 2021-22 e a produção de açúcar pode ter uma queda de 7,5 milhões de toneladas em relação à safra anterior.


A falta de chuvas segue afetando também várias outras culturas, como por exemplo, o desenvolvimento das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul, que se apresentam atrasadas sobretudo nas zonas mais quentes, também pode-se mencionar o atraso na semeadura da soja no Paraná, principalmente na região oeste.


Este cenário, de acordo com as previsões meteorológicas, pode continuar. Assim, o produtor deve se atentar, visto que, as geadas podem persistir até o início de agosto, porém, com menor intensidade. Também não há indícios de chuva, o tempo seco deve continuar.

 

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


Forte geada provoca perdas nas lavouras de milho do Paraná. [S. l.]: Globo Rural, 18 jul. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globorural/noticia/2021/07/18/forte-geada-provoca-perdas-nas-lavouras-de-milho-doparana.ghtml. Acesso em: 22 jul. 2021.


Café arábica tem segundo dia consecutivo de alta; veja as notícias desta quinta. [S. l.]: Canal Rural, 22 jul. 2021. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/cafe-arabica-tem-segundo-diaconsecutivo-de-alta-veja-as-noticias-desta-quinta/. Acesso em: 22 jul. 2021.


Geadas afetam 95% das lavouras de trigo em Palotina (PR). [S. l.]: Canal Rural, 21 jul. 2021. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/radar/geadas-afetam-95-dostrigais-em-palotina-pr/. Acesso em: 22 jul. 2021.


Com colheita arrastada e quebra, Paraná busca milho em outros estados e avalia importação. [S. l.]: Nova Cana, 16 jul. 2021. Disponível em: https://www.novacana.com/n/milho/colheita-arrastada-quebra-parana-busca-milhooutros-estados-avalia-importacao-160721. Acesso em: 22 jul. 2021.


Safra de cana no Brasil pode ser menor que esperada, diz Wilmar. [S. l.]: Exame., 20 jul. 2021. Disponível em: https://exame.com/exame-agro/safra-de-cana-no-brasilpode-ser-menor-que-esperada-diz-wilmar/. Acesso em: 22 jul. 2021.


Falta de chuvas atrasa desenvolvimento da lavoura de trigo no Rio Grande do Sul. [S. l.]: Notícias Agrícolas, 20 jul. 2021. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/trigo/293092-falta-de-chuvas-atrasadesenvolvimento-da-lavoura-de-trigo-no-rio-grande-do-sul.html#.YPnO2ehKjIV. Acesso em: 22 jul. 2021.

0 comentário