Agricultura sustentável e o uso de biocarvão e de estrume de gado como fertilizante.

A procura por produtos sustentáveis vem ganhando destaque no Brasil, tanto nas mídias quanto nos mercados. A população está cada vez mais consciente da importância da preservação do meio ambiente e as consequências da degradação para o planeta, e em vista disso há cientistas trabalhando para desenvolver práticas sustentáveis, cumprindo com as ODS. Um estudo realizado por um órgão de pesquisa renomado no Brasil revelou que a utilização do biocarvão, biochar ou “carvão vegetal”, traz resultados positivos na recuperação de solos degradados e ainda é capaz de proporcionar um aumento de quase 30% na produção, contribuindo para a preservação do meio ambiente, como também ao ser associado a outros nutrientes o biocarvão pode funcionar como fertilizante.


O Biocarvão é o produto resultante da pirólise, um procedimento que consiste na queima de material orgânico de forma sustentável, a adição desse produto no solo é uma forma de incorporar e manter os níveis de matéria orgânica no solo, visto que ele opera como um condicionador de solo, atuando no melhoramento de suas características biológicas, físicas e químicas. O biocarvão recupera a textura e ajuda na retenção de água e carbono, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.


Segundo a Revista Forbes, o biocarvão de estrume de gado pode ser a chave para a agricultura sustentável, ou seja, utilizar melhor os recursos, obter renda agrícola mais lucrativa, proporcionar qualidade ambiental, como também atender as necessidades humanas de alimentos e fibras. O estrume de gado já vinha sendo utilizado como fertilizante há tempos, já que beneficia a saúde das planta e do solo, assim como causa menos impacto ao meio ambiente por ser um produto natural, logo, ao ser associado com o biocarvão descobriu-se que tal produto pode operar como um fertilizante de liberação lenta, portanto, a redução de fertilização do solo é garantida. Foi verificado que o biocarvão de estrume de gado é eficiente na retenção de nutrientes e carbono no solo por anos, como também é capaz de liberar macronutrientes como o fósforo, potássio e o nitrogênio para o crescimento das plantas. Ademais, foi visto que solos corrigidos com o biocarvão conseguem reter água, aumentando assim o rendimento da colheita por gota de água aplicada.


Diante disso, o biocarvão de estrume de gado está sendo muito apontado por ter potencial de melhorar os benefícios da sustentabilidade, devido sua natureza porosa que consegue imobilizar e absorver metais pesados, e também reduzir tal absorção pelas plantas e consecutiva absorção por animais e humanos, nos cultivos e na gestão do agronegócio, sendo que proporciona a gestão de sistemas de carbono e esforços de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:


AMIN MIRKOUEI. Biocarvão de estrume de gado pode ser a chave para a agricultura sustentável. Forbes Brasil. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbesagro/2021/08/biocarvao-de-estrume-de-gado-pode-ser-a-chave-para-a-agricultura-sustentavel/>. Acesso em: 12 Aug. 2021.


Biocarvão promove crescimento de quase 30% na produção agrícola - A Lavoura. A Lavoura. Disponível em: <https://alavoura.com.br/colunas/panorama/biocarvao-promove-crescimento-de-quase-30-na-producao-agricola/>. Acesso em: 12 Aug. 2021.


O que é biocarvão e para que serve? - eCycle. eCycle - Sua pegada mais leve. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/biocarvao/#Biocarvao-e-sua-interacao-com-o-solo>. Acesso em: 12 Aug. 2021.


Sustentabilidade em novos produtos e seu impacto na indústria | Propeq. Propeq. Disponível em: <https://propeq.com/produtos-sustentaveis/>. Acesso em: 12 Aug. 2021.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo