• Ramo da Terra

A tecnologia e a agricultura: Como se relacionam?

A tecnologia é algo que vem evoluindo constantemente e tomando cada vez mais espaço no nosso dia-a-dia. Seja com smartphones, eletrodomésticos e internet são exemplos de tecnologias que são indispensáveis nos dias de hoje. O investimento em pesquisas, produção e desenvolvimento de grandes empresas é o que promove a evolução constante e movimentação do mercado tecnológico.

Na agricultura não é diferente, a tecnologia vem chegando e consegue estar presente em diversas etapas do processo produtivo, trazendo mais economia, sustentabilidade e rentabilidade para os produtores rurais.

Ilustrando alguns exemplos da tecnologia no campo, iremos falar de alguns produtos que hoje estão presentes na rotina de diversos produtores rurais.

O primeiro dele é a escolha dos cultivares ou variedades da cultura que irá ser trabalhada. Várias empresas multinacionais realizam toda uma etapa de pesquisa, com alto investimento, para produzir um material genético de alto potencial genético. Esse material genético pode ser mais adaptável a um clima do que outro, pode conter alguma molécula específica que irá promover uma resistência a alguma praga ou doença, e o conjunto de características do material, junto a um bom manejo irá promover uma produtividade ainda maior.

Imagem: Brasil de Fato MG

https://www.brasildefatomg.com.br/2018/05/16/coluna-or-alimentos-transgenicos-fazem-mal


O segundo deles é o uso de drones na agricultura. A visão macro da propriedade rural é uma das informações mais valiosas que esse tipo de equipamento pode fornecer, e seu uso vem crescendo exponencialmente. Drones de mapeamento e de pulverização são os mais utilizados. Os Drones de mapeamento podem permitem a visão macro da propriedade citada anteriormente, com mapas de índice de vegetação (NDVI - Normalized Difference Vegetation Index, em português, Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) e mapas de falhas na linha de plantio, ambos auxiliam o produtor a enxergar onde ele possivelmente pode ter problemas de queda na produtividade e assim, tomar um decisão mais assertiva.

Fonte: Santos Lab https://www.santoslab.com/servicos/agricultura/


Por fim, a agricultura 4.0 é algo que vem sendo bastante discutido nos últimos anos e nada mais é que um conjunto de tecnologia e softwares que vão auxiliar o produtor na tomada de decisão e execução de atividades. O uso de GPS, sensores, drones, SIGs (Sistemas de Informações Geográficas), análise do clima são alguns dos principais recursos utilizados na agricultura 4.0. O diferencial é que todos esses recursos estão conectados via internet, então através de um celular ou computador o produtor rural consegue acompanhar tudo que está acontecendo na fazenda, seja uma aplicação do herbicida, ou se existe uma praga atacando sua lavoura, as condições climáticas em tempo real, e várias outras informações.


Fonte: Tecnoparts https://www.tecnoparts.agr.br/novidades/88-o-que-e-agricultura-de-precisao


A tecnologia na agricultura vem para somar junto ao produtor rural, auxilia-lo no seu dia-a-dia, nas suas tomadas de decisão, e assim promover uma maior eficiência na produção.

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências bibliográficas:

Tecnoparts https://www.tecnoparts.agr.br/novidades/88-o-que-e-agricultura-de-precisao

Santos Lab https://www.santoslab.com/servicos/agricultura/

Brasil de Fato MG

https://www.brasildefatomg.com.br/2018/05/16/coluna-or-alimentos-transgenicos-fazem-mal


© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.