• Ramo da Terra

A Produção de Uva: Cultivo e Qualidade

No Brasil, a viticultura ocupa uma área com cerca de 80 mil hectares, produzindo aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de uva por ano, distribuída em quase todo território nacional. Em termos de consumo (2017), foram calculados para vinhos (nacionais mais exportados) de 1,72 litros e 4,11 kg de uvas de mesa, per capita. No estado de São Paulo, destacam-se os municípios de São Miguel do Arcanjo e Jales, sendo a colheita de uvas finas realizadas entre os meses de janeiro e abril, e agosto e dezembro respectivamente.

Nessa área de cultivo nacional são distribuídas diversas variedades de Vitis vinífera e Vitis labrusca, variando de acordo com a adaptação a região e a finalidade do cultivo.

· Vitis vinífera ou uvas finas, principais variedades copa: Itália, Benitaka, Rubi e Brasil (com sementes) e Thompson Seedless, Crimson, BRS Clara, Morena e Linda (sem sementes).

· Vitis labrusca ou uvas rústicas, principais variedades copa: Isabel, Bordô, Niagara rosada e branca.

Para a escolha da variedade deve-se analisar as exigências da planta, bem como as condições climáticas oferecidas pela região de cultivo. Existe maior demanda pelos nutrientes Nitrogênio, Potássio e Cálcio, buscando elevar sua saturação por bases a 80%, contudo, vale ressaltar que os demais nutrientes possuem sua relevância na condução da cultura, assim como atributos físicos como textura média, boa drenagem do solo e profundidade efetiva.

A produção de uvas envolve uma gama de atividades ao longo do ciclo produtivo, onde aexploração racional de um vinhedo depende de uma série de fatores que afetam o seu desempenho produtivo e a sua viabilidade econômica. Produtos como passas, sucos, doces, geleias, vinhos e vinagres; e também outros subprodutos, como corantes naturais, óleo de semente e taninos (polifenóis de origem vegetal), possuem como base essa fruta de cunho histórico, cultural e econômico de grande importância. Acredito que você já tenha provado algum tipo de uva “in natura” e até alguns dos produtos citados acima; e sim, toda essa produção demanda de bastante conhecimento técnico do produtor ou a assistência de um profissional com experiência comprovada. A uva é uma fruteira cultivada com altos riscos, mas em contrapartida, possui uma lucratividade bastante atrativa.

Há alguns fatores que devem ser de amplo domínio do produtor, tais como a variedade plantada, espaçamento, clima, solo, incidência de pragas e doenças, rendimento dos cultivos, custos de produção, preço do produto, atendimento e manutenção do mercado consumidor, interno ou externo. Abaixo listaremos alguns pontos fundamentais na implantação e condução da viticultura, que devem sempre ser associados aos domínios que listamos anteriormente, são eles:

· Escolha do local: o vinhedo, preferencialmente, deve ser instalado em regiões de temperatura elevada, baixa umidade relativa e alta insolação. Nessas condições, o crescimento das videiras é contínuo, possibilitando, com as podas, o escalonamento ou concentração da colheita, conforme as demandas do mercado, além da produção de mais de uma safra anual.


· Mudas: o porta-enxerto e o cavalo (planta que será enxertada) devem ter boa procedência, provenientes de matrizes com alta produtividade e isentas de pragas e doenças.


· Nutrição: a videira deve ser mantida em níveis nutricionais adequados, baseando as adubações em análises de solo e foliar.


· Pragas e doenças: o monitoramento e controle das pragas (ácaros, cochonilhas e broca-dos-ramos), doenças fúngicas (míldio, oídio e mofo-cinzento), bacterianas, viróticas, e ervas daninhas deve ser intensivo.

Há, portanto, espaço para novos produtores ampliarem a oferta nacional, de garantir que os parâmetros de eficiência e qualidade sejam seguidos com grande rigor; a uva é tratada como uma herança cultural, e quando se trata de herança, é fundamental cuidar de cada detalhe que envolva esse bem.


Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Cel: (14) 99902-8514 (Guilherme)

Email: mkt.ramodaterra@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej


REFERÊNCIAS

EMBRAPA. A viticultura no brasil. Disponível em:<https://www.embrapa.br/cim-uva-e-vinho/a-viticultura-no-brasil> . Acesso em: 01 ago. 2020.


SEBRAE.O cultivo e o mercado da uva. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-da-uva>. Acesso em: 01 ago. 2020.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.