A Importância da Escolha do Equipamento Ideal de Irrigação na Produção
Atualizado: 9 de jun. de 2021
Atualmente várias tecnologias estão chegando no mercado do agronegócio e pode gerar infinitas dúvidas aos produtores sobre sua viabilidade. Os sistemas de irrigação estão inclusos nessas tecnologias, e para garantir o sucesso da produção é necessário que o produtor tenha conhecimento de qual equipamento irá adquirir que mais se adequa a sua realidade.
Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA) o Brasil possui cerca de 7 milhões de hectares irrigados, sendo predominantemente irrigados por sistemas de gotejamento e microaspersão (37%), inundação (25%) e pivô central (22%)
Vamos começar falando sobre o que são os métodos e sistemas de irrigação.
Método de irrigação se trata da forma em que a água é levada para a cultura. Existem 4 métodos, sendo eles: superfície, localizada, aspersão e subterrânea.
Para cada um destes métodos, temos diferentes sistemas que atendem a necessidade das plantas de diferentes maneiras e irá permitir o ato da irrigação. Esses sistemas são compostos por diversos equipamentos, desde a tubulação, bombas hidráulicas, até os emissores que vão entregar a água para as plantas. Alguns exemplos são:
Método – Irrigação por superfície
Sistema – Inundação

Método – Localizada
Sistema – Microaspersão

https://thiagoorganico.com/sistema-de-irrigacao/
Método – Aspersão
Sistema – Pivô central

http://www.cotrisoja.com.br/como-aumentar-a-eficiencia-do-pivo-central/
Método – Subterrânea
Sistema – Gotejo

https://santinatocafes.com/site/gotejo-enterrado-na-cafeicultura-vantagens-e-desvantagens/
Qual a importância de se escolher um bom sistema?
Cada método e cada sistema de irrigação irá ter suas especificidades, adequações para determinadas culturas, gastos de energia, de manutenção, de instalação. Para isso o produtor deve escolher o que mais se adequa a sua realidade para evitar um gasto desnecessário, ou acabar com prejuízos na produção, como o de o sistema escolhido não atender as necessidade exigidas pela cultura.
Deve-se avaliar todos os aspectos do ambiente de produção, como por exemplo a quantidade de água perdida pela evapotranspiração (evaporação do solo e transpiração das plantas), balanço hídrico da região, relevo, cultura que será plantada, vazão, local para captação de água e vários outros.
Ressaltando-se que todo esse processo de escolha irá impactar diretamente no investimento que será realizado, portanto, o objetivo é evitar prejuízos.
A ciência da agricultura irrigada é completa por detalhes, com a escolha de um bom sistema, a produção será garantida durante todo o ano, faça chuva, ou faça seca.
Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?
Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.
Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais
Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira
Orçamentos:
Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)
Email: ramodaterra.comercial@gmail.com
Facebook: facebook.com/ramodaterra
Site: https://bit.ly/ramodaterraej
Área de Hidráulica e Irrigação – UNESP Ilha Solteira. 2020. Disponível em <https://www.feis.unesp.br/#!/irrigacao>.
BERNARDO, S.; SOARES, A.A.; MANTOVANI, E.C. Manual de irrigação. 7. Ed. Viçosa. MG, 2011.