A importância e os benefícios do manejo integrado de pragas(MIP) para a agricultura Brasileira

A Embrapa, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), desenvolve, desde a safra 2013/2014, atividades agrícolas para estimular a adoção de boas práticas, o que inclui a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Tal prática, na safra de 2019/20 possibilitou a redução de aproximadamente 50% na média de aplicações de inseticidas.


Pode-se perceber então que o manejo Integrado de Pragas (MIP) é fundamental para o sucesso do controle biológico das mesmas. O MIP na prática, é basicamente o monitoramento das pragas agrícolas, que possibilita aplicações de inseticidas mais assertivos e em menores quantidades, sendo assim uma prática de manejo menos impactante ao ambiente e mais econômica para os produtores.


O MIP tem papel fundamental no controle biológico das pragas agrícolas, e este método de manejo visa o equilíbrio do sistema, de tal forma que naturalmente as populações de insetos-pragas permaneçam controladas.


Pesquisadores da área, alertam que o uso convencional de fertilizantes favorece a seleção de indivíduos mais adaptados e afirmam, “Temos que conviver com a resistência, porque à medida que fazemos pulverizações, naturalmente selecionamos indivíduos resistentes”.


Neste sentido, é preciso desenvolver estratégias adequadas de manejo, o que passa pela adoção do MIP. “A melhor forma de enfrentamento do manejo de resistência é a adoção do MIP nas propriedades”, reforça. “O MIP é uma estratégia que busca o equilíbrio entre pragas e inimigos naturais, estimula a racionalização no uso de inseticidas, assim como incentiva outras ações que podem colaborar com o manejo de resistência”, conclui o chefe de pesquisa e desenvolvimento, Rafael Major Pitta, da Embrapa Agrossilvipastoril.

 

Se interessou pelo conteúdo?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Cel: (35) 98807-5190 (Guilherme)

Email: marketing@ramodaterraej.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

 

Referências bibliográficas:


EMBRAPA. Manejo integrado de pragas pode reduzir em 50% aplicação de inseticidas. 2022. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/manejo-integrado-de-pragas-pode-reduzir-em-50--aplicacao-de-inseticidas_467136.html. Acesso em: 30 jun. 2022.



0 comentário