• Ramo da Terra

A Força da Mulher no Campo

Ao longo das últimas décadas, diversas transformações estruturais de natureza cultural e social ocorridas na nossa sociedade resultaram em aumento, ainda que lento, da participação da mulher no mercado de trabalho, principalmente em atividades que eram consideradas apenas de cunho masculino. Somando a isso, o agronegócio, e sobretudo a agropecuária, é tradicionalmente reconhecido pela participação feminina relativamente baixa, mas felizmente, o cenário têm sido modificado nos últimos anos.

Nas diversas dimensões da vida das mulheres se expressa o grau de exploração, discriminação social ou repressão. A conquista de sua liberdade e de sua realização enquanto mulher é a conquista da liberdade enquanto sujeito de sua própria história.

O poder feminino é extremamente nítido em todas as revoluções que vem ocorrendo no Brasil, e sim, o lugar da mulher é onde ela quiser, e o campo é um dos ambientes que serão dominados por mulheres, afinal, qualidade e capacidade não são definidos por gênero sexual. Porém, embora a mulher tenha conquistado muitos direitos, o preconceito é uma realidade; experiências desagradáveis por pertencer ao gênero feminino é uma barreira para ser ouvida e enfrentada.

A mulher em toda sua formação consegue ajudar na gestão, no desenvolvimento humano, no cultivo, na administração, no planejamento, na liderança, no empreendedorismo, legislação e em diversas áreas adentro do ramo agronômico; dito isso, sabemos que a ativa participação feminina é um fator decisivo para o sucesso da empresa rural (ou de qualquer outra).


Fonte: Portal da Cidade Santa Helena


Hoje a Ramo a Terra fornece abertura e apoio ao crescimento feminino no mercado empreendedor, e para Letícia Schenaide, Vice-Presidente da Ramo da Terra: “Mesmo sendo uma empresa composta por 47,4% de mulheres, ainda sou a única mulher dentro da Diretoria Executiva, e sinto isso como uma responsabilidade, para dar voz às mulheres, representá-las e empoderá-las. A presença da mulher cresceu não apenas na fazenda, mas em todos os segmentos. E muito mais do que estar presente, a mulher está cada vez mais desempenhando um papel de protagonismo no meio agro. Mas, ainda assim é possível notar casos de preconceito, machismo e discriminação de gênero. Portanto, não basta apenas ter mulheres no agronegócio, mas também dar voz a elas. Mesmo tendo ocupado cargos que antes eram reservados aos homens, a luta pela equidade de gênero é diária.”

Portanto, sabemos que a mulher possui seu dilema de sensibilidade, e talvez isso seja o segredo dos seus avanços, já que a determinação para lidar com distintas situações nunca faltou. Hoje ela tem atuado bastante na geração de renda e desenvolvimento econômico no campo, tem sido líder, tem inspirado e motivado muita gente; o brilho tem ultrapassado as paredes do preconceito. Então, cabe aos profissionais da área respeitarem essas guerreiras que muito tem a agregar à produção de alimentos saudáveis e também à qualidade ambiental aliada a práticas mais sustentáveis.


Fonte: ESBRASIL

Se interessou pelo conteúdo? Gostaria de um orçamento?

Entre em contato conosco! Podemos entregar a melhor solução para sua propriedade Rural.

Ramo da Terra – Soluções Agrícolas e Ambientais

Av. Brasil Norte, 364, Sala 15, Ilha Solteira

Orçamentos:

Cel: (18) 99717-6656 (João Pedro)

Cel: (16) 99209-9798 (Carlos)

Email: ramodaterra.comercial@gmail.com

Facebook: facebook.com/ramodaterra

Site: https://bit.ly/ramodaterraej

Referências:


CULTIVANDO MULHERES INSPIRADORAS – NADEGE SAAD. 2020. Disponível em: <http://agromulher.com.br/>. Acesso em: 11 de junho de 2020.


O EMPODERAMENTO DAS MULHERES DO AGRO VERDE. 2018. Disponível em <http://www.onumulheres.org.br/noticias/acesso-a-mercados-empoderamento-das-mulheres-da-agro-verde/>. Acesso em: 11 de junho de 2020.


RIQUEZA RURAL: MULHERES LUTAM PELO EMPODERAMENTO FEMININO NO CAMPO. 2018. Disponível em: <https://ocp.news/especiais/riqueza-rural-mulheres-lutam-pelo-empoderamento-feminino-no-campo>. Acesso em: 11 de junho de 2020.

© 2020 by Ramo da Terra - Empresa Júnior de Engenharia Agronômica.